A ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, segundo informou o Ministério da Justiça. Ela havia deixado o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão, acusada de envolvimento em ataques cibernéticos ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O parlamentar italiano Angelo Bonelli afirmou, por meio das redes sociais, que repassou às autoridades locais o endereço onde Zambelli estaria. De acordo com ele, a polícia italiana realizou a identificação da ex-parlamentar em um apartamento na capital italiana.
Zambelli teve o mandato cassado e passou a ser considerada foragida pela Justiça brasileira. O governo do Brasil já havia solicitado oficialmente sua extradição. A ex-deputada possui cidadania italiana e, desde que deixou o país, passou a residir na Itália.
O caso é acompanhado por autoridades brasileiras e pela Interpol. A expectativa é de que o governo italiano se pronuncie nos próximos dias sobre os próximos passos do processo de extradição.