Ir para o conteúdo

Casa das Artes recebe 4ª edição do ‘Tour Sapatônico’, neste sábado

O evento promove pautas sobre vivências, saúde mental e sexual para o público LGBTQIAPN+

Neste sábado (07/10), a Casa das Artes, localizada no Largo de São Sebastião, recebe a 4ª edição do "Tour Sapatônico", evento realizado pelo Miga Sua Lôca, um Centro Cultural e Economia Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia. A programação acontece a partir das 16h, com rodas de conversas que abordam diversas temáticas voltadas à comunidade.

Realizado desde 2019, o evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O gestor e fundador da Miga Sua Lôca, Ravi Music On, destaca a importância de iniciativas como essa, além do apoio do Estado.

"Desde a primeira edição estamos ocupando casas criativas e alguns espaços da Secretaria de Cultura, promovendo a pauta de mulheres lésbicas e bissexuais, em relação à maternidade, saúde mental e sexual, pesquisas, vivências", ressalta Ravi.

Este ano, o "Tour Sapatônico" conta com discussões que abordam diferentes temas, dando destaque para as vivências de mulheres lésbicas e bissexuais, em diversos contextos.

Programação

16h às 16h40

Tema: "A História do Movimento de Mulheres Lésbicas em Manaus", com Cleo Costa, formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, pesquisadora em políticas educacionais e antropologia de gênero.

16h40 às 17h20

Tema: "Violências contra mulheres lésbicas/bissexuais e a vulnerabilidade em saúde mental", com Jeniffer Mattos e Tainá Conde.

Jeniffer Mattos, mulher lésbica, amazônida nascida e criada na zona leste de Manaus, mestranda no programa de pós-graduação em antropologia social na Universidade Federal do Amazonas, especialista em saúde pública, saúde da família, gestão de políticas públicas e sociais e gênero e sexualidade, membro do grupo de estudos e pesquisa em gênero, sexualidades e interseccionalidades (GESECS-UFAM). Graduada em Serviço social pela Universidade Federal do Amazonas e pesquisadora na área de gênero, sexualidades, saúde da mulher LGBTQIA+ e violência contra a mulher.

Tainá Conde, mulher bissexual, Psicóloga Clínica Afirmativa, colaboradora no Coletivo Social "Miga Sua Lôca Cultura e Diversidade", Psicoterapeuta de Casais, Esp. Saúde Mental e Atenção Psicossocial (UNIFIA), Eps. Terapia Cognitivo Comportamental (COGNITIVO), Formação em Diversidade de Gênero e Sexualidades (WAINER). Educadora/Comunicadora nas temáticas: Saúde Mental da Mulher e da População LGBTQIAP+.

17h20 às 18h

Tema: "Maternidade e os direitos reprodutivos das mulheres LésBi", com Marília Freire.

Marília Freire, mulher, sapatão, mãe e esposa. Servidora pública efetiva do Tribunal de Justiça do Amazonas, desde 2007. Ativista dos Direitos Humanos e Direito das Mulheres desde 2005. Presidente da Associação Coletivo Feminista Humaniza que atua no enfrentamento a violência obstétrica no Amazonas. Integra a Frente Estadual pelo Desencarceramento, o Fórum Permanente de Mulheres de Manaus, Fórum Permanente de Movimentos Sociais LGBT+, e o PSOL-AM onde atualmente é Secretária de Políticas para Mulheres do Diretório Estadual do Amazonas e Municipal de Manaus.

18h às 18h40

Tema: "Vivências das Mulheres LésBi Indígenas", com Thaís Desana (@thaisdsn_), mestranda em Antropologia Social, idealizadora do Coletivo Miriã Mahsa (@miriamahsa) Coletivo de Indígenas LGBTQIA+ do Amazonas.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes