A partir desta quinta-feira (16/10) até domingo (19/10), o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) promove a terceira edição do Cine Casarão Festival, evento que como o próprio nome diz é voltado para a chamada Sétima Arte. Com entrada gratuita, o festival contará com filmes regionais, nacionais e internacionais, e é uma parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
“O Casarão está preparado para mais uma edição do Cine Casarão Festival, evento que já entrou para o nosso calendário, e que tem como objetivo promover e debater o audiovisual em suas mais diferentes esferas, e tudo isso gratuitamente e com essa importante parceria com a Mostra de São Paulo. Nossas salas de exibição estão prontas e também ocuparemos a Rua Barroso com uma grande tela de projeção”, adianta João Fernandes, idealizador e realizador do festival.
O festival será dividido em três partes, sendo uma delas com os filmes da Mostra Internacional de Cinema como: ‘A Sombra do Meu Pai’, que será exibido às 17h, nesta quinta; ‘Yunan’, que será exibido sexta-feira (17/10), às 16; e ‘Maya, Me Dê Um Título’, no sábado (18/10), às 16h.
A segunda parte, é a Sessão Cine Set de Curtas, em parceria com o site Cine Set. Ainda na quinta, por exemplo, às 18h, o público poderá conferir os curtas ‘Boiuna’, do Pará; ‘Noke Koi’, do Acre e ‘DaSilva DaSelva’, do Amazonas. Na sexta, às 18h, os curtas exibidos serão: ‘Americana’, do Pará; ‘Ticar Bodó’, do Amazonas; ‘Dia dos Pais’, do Amazonas e ‘Planeta Fome’, de Rondônia. No sábado também haverá exibições e no domingo terá uma sessão em homenagem ao cineasta Roberto Kahane, que morreu aos 77 anos, no início deste mês.
E a terceira e última parte é a ocupação da Rua Barroso, que será no domingo, às 19h30, com a exibição do longa-metragem ‘O Último Azul’, obra de Gabriel Mascaro, com cenas gravadas no Amazonas, e que mostra um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos compulsoriamente para uma colônia habitacional para “desfrutar” seus últimos anos de vida, Tereza, uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada pelos rios da Amazônia para realizar seu último desejo.
A programação completa está disponível no Instagram do Casarão de Ideias (@casaraodeideias) e os ingressos para as sessões serão distribuídos uma hora antes de cada exibição. O Cine Casarão Festival é um projeto Incentivado pela Lei Rouanet e com patrocínio do Banco Itaú, Eneva, Cigás e Bemol, e é uma realização do Ministério da Cultura e do Casarão de Ideias, por meio do Governo Federal - União e Reconstrução.