Condenado a 37 anos, três meses e 15 dias de prisão em regime fechado pelo homicídio da técnica de enfermagem Viviane Costa de Castro, Alesson Pessoa Mota foi preso na tarde desta terça-feira (27) por policiais militares da Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano) do Amazonas, no bairro Tarumã, na zona oeste de Manaus. As informações são do site Amazonas Atual.
A polícia recebeu denúncia anônima. Ao ser abordado, Alesson afirmou que tinha habeas corpus, mas após consulta ao sistema de Justiça os policiais constataram que não havia nenhum benefício judicial ativo, apenas mandados de prisão contra ele.
Alesson Pessoa Mota é ex-noivo de Viviane Costa de Castro, de 28 anos, e foi condenado como mandante do assassinato ocorrido em maio de 2013 em Manaus. A investigação identificou que ele não aceitava o fim do casamento e era possessivo.
O crime foi inicialmente forjado como um assalto, mas as apurações revelaram que Alesson contratou o ex-policial militar Francisco de Almeida para executar Viviane.
Após 12 anos de investigação e tramitação judicial, Alesson e Francisco foram condenados em julho de 2025. Desde o julgamento, ele estava foragido. Francisco de Almeida foi condenado a de 33 anos de prisão também em regime fechado e foi preso em setembro de 2025.
Relembre o crime
De acordo com a denúncia, no dia 7 de junho de 2012, por volta das 7h, na Av. Timbiras, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, Francisco de Almeida, a mando de Alesson Pessoa, usando arma de fogo, disparou contra Viviane, causando-lhe ferimentos que a deixaram hospitalizada. Segundo o MP, como a vítima sobreviveu à tentativa de homicídio, no dia 23 de maio de 2013, por volta das 6h45, na mesma Av. Timbiras, novamente a mando de Alesson, Francisco voltou a atirar contra Viviane, que desta vez não resistiu.
Segundo o apurado, nas duas ocasiões em que atentou contra a vida de Viviane, Francisco estava na garupa de uma motocicleta, dirigida por uma pessoa não identificada. Ainda segundo o que consta no inquérito policial, após ter se recuperado da tentativa de homicídio ocorrida em junho de 2012, a vítima afirmou que teria sido alvejada a mando de Alesson, seu ex-noivo.
Saiba mais:

