Uma embarcação pesqueira foi apreendida, na madrugada desta terça-feira (26), transportando cerca de 16 toneladas de pirarucu seco ilegal. A apreensão foi efetuada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio de policiais da operação Hórus, que atuam na Base Fluvial Arpão I, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
A embarcação de nome Jean e Juliana foi abordada por volta das 4h, durante uma fiscalização. Na abordagem, a equipe encontrou no porão, vários sacos de fibra e plástico contendo pirarucu seco. O pescado estava coberto por sacas de gelo.
Aos policiais, o responsável pela embarcação informou que transportava 13 toneladas do pescado, oriundo do município de Tefé e comunidades do Rio Copeá e tinha como destino a cidade de Manaus.
Durante a fiscalização, os policiais identificaram que o homem não possuía documento fiscal para transportar o pescado. À polícia, o suspeito informou que o produto seria comercializado na Feira Manaus Moderna.
Equipes do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), identificaram que ao todo, a embarcação transportava cerca de 16 toneladas de pescado, cerca de três toneladas a mais que a quantidade informada.
Todo o pescado e a embarcação foram apreendidos. O responsável pelo transporte foi apresentado à Polícia Civil (PC-AM) por suspeita de crime ambiental. Com a apreensão, a polícia estimou ter causado danos de R$550 mil ao crime.