Há um ano, o Blog do Mário Adolfo publicou matéria denunciando as condições em que se encontrava a rua das Samambaias, no conjunto Tiradentes, cercado por uma área ambiental onde os próprios moradores atiravam lixo, mantendo no local, por muito tempo, o que é conhecida como “lixeira viciada”.
Esta semana, retornamos ao local para verificar como ficou a área depois do trabalho realizado da Prefeitura de Manaus, através do programa “Requalifica” da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Além da espessura do asfalto – que ao final do processo de recapeamento, deverá alcançar sete centímetros, garantindo qualidade e durabilidade das vias –, o que salta aos olhos é a cerca de tela de aço protegendo a Área de Preservação Permanente (APP) no entorno do conjunto, o que deverá impedir o descarte de lixo como acontecia antigamente.
Pintada de vede e com suporte de ferro, a cerca ampara a vegetação que existe em torno do conjunto, tornando a área mais agradável para quem pratica caminhadas e uma paisagem mais aprazível.
Verde que te quero verde
Juntas, a área verde e a Área de Preservação Permanente (APP) dos Conjuntos Tiradentes e Petros somam 90,8 mil metros quadrados. A área espaço protegida é parte integrante do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, que por sua vez está conectado à Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus.
Em 2018, a Prefeitura de Manaus já havia instalado placas de identificação em trechos das áreas verde e de preservação permanente do Igarapé do Mindu, nos dis conjuntos. O objetivo é reforçar a proteção desses espaços e atender a expectativa dos moradores quanto à conservação da área verde do conjunto. As placas visam coibir as ações de invasores e o surgimento de lixeiras viciadas. Mesmo assim, alguns comunitários ignoraram os avisos e continuaram atirando lixo nessas áreas.
De janeiro a novembro do ano passado, o Departamento de Gestão Territorial e Ambiental da Semmas instalou 100 placas, de áreas verdes e de preservação permanente, em toda a cidade.
Semana passada o prefeito Arthur Virgílio esteve no Tiradentes o serviço de recapeamento na rua Samambaia, no conjunto Tiradentes. Segundo ele, as Vias principais e alternativas de bairros de todas as zonas da cidade estão sendo entregues totalmente recuperadas pela Prefeitura de Manaus com as obras de infraestrutura do programa de Requalificação Urbana e Viária da Prefeitura de Manaus, o “Requalifica”. Além do conjunto Tiradentes, o Petros, também na zona Leste, vem recebendo os serviços.
— É um recapeamento com uma espessura que vai aguentar o peso do que passar por aqui: carro, ônibus e caminhão. Nesse trecho, o ‘Requalifica’ passa pelo Tiradentes, Petros, Águas Claras e também escoa na alameda Cosme Ferreira. É uma grande ligação que a gente faz para dar uma saída de escape para as pessoas que estão no mesmo roteiro todos os dias –, explicou o prefeito.