Ir para o conteúdo

Cetam abre 11 mil vagas em cursos de qualificação para o interior do AM

As inscrições estarão abertas das 7h do dia 8 de julho (terça-feira) até as 23h59 do dia 9 de julho

A nova oferta é voltada para o interior do AM

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (04/07), o lançamento do edital do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) com 11.024 vagas gratuitas em cursos de Qualificação Profissional. A nova oferta de cursos é voltada exclusivamente para os 61 municípios do interior do estado, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas em ampliar o acesso ao ensino técnico e profissionalizante em todas as regiões.

“Nós acreditamos que a educação profissional é o caminho mais curto para você transformar uma comunidade, ela abre portas. Aqui falamos de números expressivos, 11 mil vagas, mais de 1 milhão de vagas desde 2019, mas o que mais nos motiva é a possibilidade de um jovem se formar para ir em busca do primeiro emprego, de uma mãe empreender, um pai ter uma nova chance. Por isso temos investido de forma muito consistente (no Cetam)”, afirmou o governador Wilson Lima, acompanhado do deputado estadual Cabo Maciel e do diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque, que participaram do evento de lançamento.

O edital corresponde à 2ª etapa da oferta de cursos presenciais de Qualificação Profissional para o interior. Ao todo, são 110 cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho local, contemplando áreas como tecnologia, setor primário, gastronomia, turismo e educação especial e inclusiva. Na 1ª etapa, realizada em março deste ano, o Cetam ofertou 8.680 vagas em 67 cursos, também para o interior.

As inscrições estarão abertas das 7h do dia 8 de julho (terça-feira) até as 23h59 do dia 9 de julho (quarta-feira), exclusivamente no site do Cetam (www.cetam.am.gov.br). O edital será publicado ainda nesta sexta-feira e os interessados devem consultá-lo para verificar o cronograma completo, os pré-requisitos, a relação de cursos e os locais de realização das aulas.

Entre as novidades do edital estão cursos inéditos, como Reparador de Aparelhos Celulares, CorelDraw e Photoshop, Eletricista Instalador Predial, Avicultura Caipira, Horticultor Orgânico, Cozinheiro Funcional (Fitness), além de formações voltadas à inclusão, como Agente de Inclusão para Pessoa com TEA e Formação em Terapia ABA. Também será ofertado o curso de Árbitro de Futebol, em parceria com a Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Vagas ofertadas

Desde 2019, o Governo do Amazonas já ofertou mais de 1 milhão de vagas em cursos de qualificação profissional, com ações que buscam preparar os amazonenses para o mercado de trabalho e gerar novas oportunidades de renda. Os investimentos incluem a modernização da estrutura das unidades do Cetam e o fortalecimento da conectividade nos municípios do interior.

“Eu estou aqui hoje pra me especializar mais, é uma oportunidade que nos dão. Aqui temos oportunidade de fazermos um curso sem termos que pagar. E daqui estão saindo excelentes cozinheiros, confeiteiros, barbeiros, maquiadores. Eu insisti pelo corte e costura e agradeço pela oportunidade de estar aqui hoje realizando o meu sonho”, disse a aluna Roberta Coelho, de 54 anos.

Cetam em Parintins

Um dos marcos mais recentes da expansão do Cetam foi a inauguração da nova unidade em Parintins, no último dia 24 de junho. A escola técnica representa um avanço importante na oferta de cursos profissionalizantes no município e na região do Baixo Amazonas, ampliando o acesso à educação tecnológica de qualidade.

Além de Parintins, a gestão Wilson Lima também entregou outras unidades estratégicas, como a escola de tempo integral em Silves, a unidade de Benjamin Constant – concluída após quase 10 anos de obra paralisada –, o Cetam Galileia, maior unidade em área construída do estado, e o Cetam Aníbal Beça, entregue à população em 2022.

Todas as novas unidades contam com infraestrutura moderna, incluindo laboratórios da Indústria 4.0, bibliotecas atualizadas e malha digital com internet via satélite, garantindo conectividade para alunos e professores nos 61 municípios do interior.

Com essas ações, o Governo do Amazonas reafirma o compromisso de interiorizar a educação técnica e fortalecer a geração de emprego e renda em todas as regiões do estado, assegurando oportunidades para jovens e adultos no mercado de trabalho.


Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes