Ir para o conteúdo

Chefe do Comando Vermelho no Amazonas é preso na Paraíba

O homem mantinha três imóveis em João Pessoa e atuava no tráfico de drogas no nordeste

Basílio passou de pistoleiro a líder de facção criminosa

Mohamed Bashir Junior, 36, o “Basílio”, foi preso em João Pessoa, na Paraíba. Ele é apontado pela polícia como líder do Comando Vermelho e responde por pelo menos seis homicídios no Amazonas. O homem, que estava foragido, mantinha três imóveis em João Pessoa e atuava no tráfico de drogas no nordeste.

A prisão foi realizada por meio de uma operação integrada entre a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), e Polícia Militar da Paraíba (PMPB).

O delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, explicou que Basílio passou de pistoleiro a líder de facção criminosa, ao longo dos anos. “Desde 2016, quando foi sua última prisão, feita também pela DEHS, ele cometeu diversos outros crimes e a polícia já descobriu ao menos cinco sendo de autoria dele”, afirmou.

De acordo com o secretário de Inteligência do Amazonas, Divanilson Cavalcante, além de Basílio, outras quatro prisões foram efetuadas em outras cidades e municípios do país, visando desarticular as lideranças do crime organizado.

“Sabemos que 80% dos homicídios estão relacionados ao tráfico de drogas ou à briga territorial pela mesma razão. Então, a nossa estratégia como agência central de inteligência é apoiar as outras agências para que sejam retiradas de circulação tanto as lideranças estaduais, como as municipais, até nos bairros. Nós fazemos mapeamento para que possamos identificar as principais áreas de conflito”, disse o secretário.

Cavalcante também informou que Basílio atuava com o tráfico de drogas em João Pessoa. “Sabemos que a ‘rota do Solimões’ abastece boa parte do Brasil e chega também ao nordeste. E identificamos a atuação dele no local”, destacou.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes