Ir para o conteúdo

Cheia 2025: Itacoatiara ultrapassa cota de inundação severa

Rio Amazonas alcançou 14,29 metros. Itacoatiara é a primeira cidade do Amazonas a superar a cota de inundação

Nos últimos sete dias, o nível do Rio Amazonas subiu cerca de 12 centímetros

Itacoatiara, situada a 176 quilômetros de Manaus, ultrapassou a cota de inundação severa de 14,20 metros. O Rio Amazonas alcançou 14,29 metros nesta segunda-feira (19), segundo dados da Praticagem dos Rios Ocidentais (Proa) e do Sistema de Alertas de Eventos Críticos (Sace), do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A cidade é a primeira no Amazonas a superar essa marca.

Nos últimos sete dias, o nível do Rio Amazonas subiu cerca de 12 centímetros. A cota histórica foi registrada em 2021, quando o rio atingiu 15,20 metros.

A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Defesa Civil Municipal, informou que está atuando em mais de 25 comunidades ribeirinhas afetadas pela cheia de 2025. Já são mais de 600 famílias impactadas diretamente pela elevação do nível do rio.

Alerta

De acordo com os dados do Sace, os municípios de Manaus, Manacapuru e Beruri, atualmente em alerta de Cota de Inundação, estão próximos de atingir a Cota de Inundação Severa. Na capital, o Rio Negro está com 28,27 metros, a apenas 73 centímetros de superar essa marca.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes