A queda de um avião de pequeno porte em Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal, deixou quatro mortos na noite dessa terça-feira (23/9). Eram eles: o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, o piloto Marcelo Pereira de Barros e os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr.
Todas as vítimas estavam dentro da aeronave, que caiu quando realizaria o pouso na Fazenda Barra Mansa. O local, que é turístico, foi onde foram gravadas cenas da novela Pantanal, da TV Globo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a operação de busca e resgate durou cerca de 9 horas, devido à distância e às condições de acesso ao local. A Polícia Científica e a Polícia Civil também foram acionadas.
Os militares realizaram a retirada das vítimas das ferragens e os corpos foram entregues aos cuidados da funerária e Polícia Civil.
A Força Aérea Brasileira, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), disse que foi acionada para realizar a ação inicial de ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-BAN no município de Aquidauana (MS). As causas do acidente estão sendo investigadas pelo Cenipa.
Sobre as vítimas
O arquiteto chinês Kongjian Yu fundou o escritório de arquitetura paisagística Turen Scape em 1998. Ele era doutor em design pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Desde 1997, era professor de arquitetura paisagística e planejamento urbano e regional.
Também fundou e dirigia a Escola de Pós-Graduação em Arquitetura Paisagística e a Faculdade de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim.

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz
Diretor e produtor de cinema, Luiz Ferraz era sócio da Olé Produções, produtora especializada em documentários e séries de não ficção.

Rubens Crispim Jr
Diretor de fotografia e diretor de cinema, Rubens Crispim Jr. era dono da produtora Poseídos, especializada em filmes de arte.

Marcelo Pereira de Barros
Piloto, Marcelo Pereira de Barros aparece registrado como proprietário na matrícula da aeronave que caiu.