Amazonenses e paraenses se uniram neste domingo, 08/10, numa romaria de fé pelas ruas dos bairros de Praça 14 Adrianópolis, em maias uma edição do Círio de Nazaré de Manaus.
De acordo com a Polícia Militar e os organizadores da procissão, mais de 20 mil pessoas participaram da caminhada, que saiu do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14, e seguiu até a igreja de Nossa Senhora de Nazaré em Adrianópolis, onde foi realizada uma missa campal.
Realizada no segundo domingo de outubro, simultaneamente com a procissão de Belém (PA) – que reúne cerca de 2 milhões de pessoas –,o Círio de Nazaré de Manaus ganha mais seguidores a cada ano que passa. O deste ano, reuniu muito mais católicos que o romaria do ano passado, no qual participaram pouco mais de 8 mil pessoas.
Por volta das 7h , com o tempo ameaçando chuva, milhares de fiéis já se aglomeravam no entorno do santuário de Fátima.
Para louvar a Rainha da Amazônia, muitos fiéis carregavam imagens da santa, miniaturas de casas ( promessa por alcançar a graça de conseguir uma moradia), bandeirinhas de papel e camisetas com a imagem de Nazaré. Demonstrações de fé e muitas homenagens marcaram o percurso de 02h50, feito pelas avenidas Jonathas Pedrosa, Duque de Caxias, Ponte Josué Cláudio de Souza, Paraíba e Avenida Mário Ypiranga.
Acompanhado por um grupo musical que tocava sobre um trio elétrico o cortejo entoou hinos de louver a Nossa Senhora, como o “Maria de Nazaré”, do Padre Zezinho, que diz assim: Maria de Nazaré/ Maria me cativou/ Fez mais forte a minha fé/ E por filho me adotou/ Às vezes eu paro e fico a pensar/ E sem perceber me vejo a rezar/E meu coração se põe a cantar/ Pra Virgem de Nazaré…”, cantavam, num coro uníssono os fiéis. Muitos deles choravam. Outros aplicavam a força da fé na corda de 400 metros que puxa a berlinda com a imagem de Nazaré.
A romaria chegou à igreja de Nazaré às 10h50, sendo anunciada com o repicar dos sinos e estouro de foguetes. O que marcou também foi a quantidade de pessoas doando agua mineral aos romeira, porque por volta das 08h30 as nuvens ameaçadoras já havia se dissipado e o mormaço tornou a caminhada exaustiva.
Outro ponto alto do Círio de Manaus foi a organização – feita pelos catequistas de Fátima -, e o forte esquema de segurança montado pela Polícia Militar e Guarda Municipal.