O vereador Allan Campelo (Podemos) pediu a retirada da Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho condedida, em 2021, ao mestre de jiu-jítsu e investigador da Polícia Civil Raimundo Nonato Machado. A Câmara Municipal de Manaus informou, neste domingo (20), que iniciará o processo de cancelamento e devolução da honraria.
O investigador foi preso neste domingo, por agredir e entregar uma arma de fogo à esposa, Jussana Machado, que disparou contra o advogado Ygor Menezes de Colares. Além disso, Raimundo Nonato incentivou as agressões contra uma babá. O caso aconteceu na última sexta-feira (18), no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
Uma ordem de prisão foi assinada na noite deste sábado (19), pelo juiz Alcides Filho. "Nos autos se verifica que o agente participou diretamente do crime de tentativa de homicídio contra a vítima e sua babá, ao entregar a sua arma para a sua esposa, que não conseguiu consumar o crime, pois o seu braço foi empurrado, momento em que acionou o gatilho da arma", disse o juiz.
De acordo com nota divulgada pela CMM, a Casa Legislativa e os parlamentares que integram a 18ª Legislatura não compactuam com comportamentos desta natureza e repudiam todo e qualquer ato de violência. "A CMM manifesta, ainda, solidariedade às vítimas dos infelizes atos de agressão que tornaram-se públicos em Manaus e no Brasil".