Um colombiano, que não teve a identidade divulgada, foi preso no dia 2 de janeiro por integrar o núcleo financeiro de organização criminosa com atuação no Amazonas, em território colombiano. A prisão foi divulgada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (05/01).
O investigado foi alvo da Operação Xeque-Mate, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM), com o objetivo de desarticular a estrutura de liderança da organização criminosa.
As investigações indicam que um dos principais líderes do grupo permaneceu por mais de um ano na Colômbia utilizando identidades falsas, período em que teria se submetido a procedimentos estéticos para dificultar sua identificação e escapar da atuação das autoridades.
A captura ocorreu com apoio do Adido da Polícia Federal na Colômbia, a partir de cooperação internacional viabilizada por meio da Interpol, com base em Difusão Vermelha. Após a formalização da prisão, será solicitado o pedido de extradição do investigado para o Brasil, onde deverá responder pelos crimes apurados.
As apurações apontam que o colombiano atuava na lavagem de dinheiro da organização criminosa, utilizando empresas de fachada no setor de marketing, sem atividade econômica efetiva, além do uso de criptomoedas e fintechs para ocultar e dissimular a origem ilícita dos valores.
A ação reforça a eficácia da cooperação internacional e do compartilhamento qualificado de informações no enfrentamento às estruturas financeiras de organizações criminosas com atuação transnacional, evidenciando o compromisso da FICCO/AM no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado.