O comandante da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) do município São Gabriel da Cachoeira (a 853 quilômetros de Manaus), 2° Tenente Jeferson Santos, morreu na noite desta segunda-feira, 20/8, dentro da unidade policial. Ele foi ferido a tiros por um infrator suspeito de integrar uma quadrilha que realizava assaltos na cidade. Um outro PM ficou ferido.
O comandante foi baleado na perna e no peito. Socorrido, ele foi levado ao Hospital de Base do Exército, mas não resistiu. Nota enviada pela PM, identifica o outro policial ferido apenas como Nathan. Ainda segundo a nota, o estado de saúde dele é estável.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informou que encaminhará um delegado da Policia Civil, peritos e o secretário executivo de Operações, tenente coronel Klinger Paiva, ao município.
Uma equipe da Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da Polícia Militar também será enviada ao município na manhã desta terça-feira, 21/8 para fazer o levantamento mais preciso dos fatos. As circunstâncias da morte não foram informadas.
O infrator responsável que já estava preso na delegacia de polícia, irá responder pelo homicídio do PM.
Em nota, Polícia Militar do Amazonas, lamentou a morte do tenente e por meio de sua Diretoria de Promoção Social (DPS) já está em contato com a família do policial Militar para prestar toda assistência necessária.