Ir para o conteúdo

Comitê de crise alinha estratégias contra os impactos das chuvas em Manaus

Foram registradas 72 situações de alagamentos, deslizamentos e transtornos urbanos, todas sendo atendidas pelas equipes municipais

Desabamento foi registrado na comunidade Fazendinha

O prefeito de Manaus, David Almeida, se reuniu, na noite desta quarta-feira (19/3), com o comitê de crise, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), para alinhar as estratégias de enfrentamento dos impactos das fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas horas e a atuação, de forma imediata, da Prefeitura de Manaus na assistência às famílias afetadas pelo deslizamento ocorrido na comunidade Fazendinha, no bairro Cidade Nova, zona Norte. No total, seis pessoas foram atendidas e encaminhadas a hospitais da cidade. Sammya Maciel, 45 anos, líder comunitária, faleceu ao chegar na unidade hospitalar.

Nesta quinta-feira, o prefeito fará uma coletiva de imprensa para anunciar medidas de assistência e operações emergenciais.

Até as 20h, foram registrados 70,60 milímetros de chuva, totalizando aproximadamente 320 milímetros ao longo do mês, valor que já supera a média esperada para todo o mês de março. Até o momento, foram registradas 72 situações de alagamentos, deslizamentos e transtornos urbanos, todas sendo atendidas pelas equipes municipais.

“Nas últimas horas, Manaus registrou um volume de chuva de 70,60 milímetros. Nossas equipes da Defesa Civil, Limpeza Pública, Infraestrutura e Assistência Social estão nas ruas atuando para minimizar os impactos e garantir a segurança da população. A Defesa Civil já contabilizou 72 ocorrências e segue trabalhando para dar vazão às demandas”, afirmou o prefeito, durante reunião com o comitê de crise.

A Defesa Civil segue atuando em conjunto com as demais secretarias municipais para reduzir os impactos da chuva, principalmente na comunidade Fazendinha. O titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, reforçou o compromisso da prefeitura em prestar o suporte necessário, e destacou que a secretaria trabalha para garantir moradias dignas à população .

Na comunidade, equipes da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), prestam apoio socioassistencial às famílias afetadas, realizando o cadastro no Auxílio Aluguel e a entrega de benefícios eventuais, como colchões, cestas básicas, lençóis e kits de higiene. No total, 18 famílias receberam assistência.

Laudo técnico

A equipe do Serviço de Calamidades e Emergências identificou três moradias com perda total e outras quinze com perda parcial, com risco de desabamento.

Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), de forma emergencial, também atuam para conter os danos causados às famílias pelo deslizamento. Conforme vistoria de engenheiros, a chuva corroborou para o desbarrancamento do talude que encharcou por conta do grande volume de água, onde havia construções em áreas de risco.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuaram em conjunto para isolar a região, garantindo a segurança dos moradores diante do risco iminente de desabamento, agravado pela continuidade das chuvas e pela instabilidade do solo.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Manaus identificou 600 pontos de erosão na cidade, sendo quase 90 classificados como de alto risco. Até o momento, 32 dessas áreas receberam obras de contenção e a gestão segue atuando com medidas preventivas e intervenções estruturais para minimizar os impactos do rigoroso inverno amazônico.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes