O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou a lista de empresas que receberam benefícios fiscais por meio do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) para incentivar restaurantes, bares e o setor de eventos durante a pandemia de Covid-19.
Em Manaus, diversas empresas em vários setores tiveram acesso ao benefício de janeiro a agosto de 2024, segundo os dados da Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi), da Receita Federal.
A Fábrica de Eventos lidera o ranking ao deixar de pagar o montante de mais de R$ 1 milhão em tributos.
Em seguida, aparece o empreendimento BT Hoteis Manaus Ltda, que é da rede de hotelarias Blue Tree Premium, localizada na avenida Humberto Calderaro Filho, no bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul de Manaus. O hotel teve a folha de pagamento desonerada em R$ 1.057.893,96 no período.
No Twitter, o manauara Marcelo Serudo fez um fio bem interessante mostrando as empresas. Confira.
Entre os restaurantes mais famosos da capital amazonense, integram a lista de renúncia fiscal o Coco Bambu (CB Manaus Ltda) e o Pobre Juan (Pobre Manaus Ltda), ambos localizados na área nobre do bairro Ponta Negra, na zona Oeste.
Além deles, os restaurantes Tio Armênio (LMD Restaurante Ltda), Picanha Mania (AER Restaurante Ltda), Banzeiro (Maravilha Alimentos Ltda) e Moquém, todos possuem diversas unidades espalhadas em Manaus, usufruíram dos benefícios fiscais do governo federal.
Ainda de acordo com os dados, os incentivos fiscais representam quase 98 bilhões de reais disponibilizados, entre janeiro e agosto deste ano, para 54,9 mil empresas em todo o país.
CONFIRA A LISTA