Ir para o conteúdo

Covid-19: 91% da população do AM se vacinou pelo menos uma vez contra a doença

De acordo com o IBGE, o estado ficou na 15a posição entre as Unidades da Federação, com maior quantidade de vacinados na referida faixa etária

Dados foram divulgados pelo IBGE

No Amazonas, o percentual de pessoas que foram vacinadas pelo menos uma vez contra a Covid-19 alcançou 90,8% do total da população com 5 anos ou mais. Sendo mulheres e pessoas de 18 anos ou mais, os grupos que mais foram imunizados.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/2023), divulgada, nesta sexta-feira (24), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O questionário da pesquisa foi elaborado em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e coletado no primeiro trimestre de 2023, com o objetivo de complementar as atividades de vigilância da Covid-19 do Ministério. Os dados divulgados, consideram os moradores a partir de 5 anos ou mais idade. As pessoas foram indagadas sobre vacinação, infecção, sintomas e internação e sintomas persistentes da Covid-19.

O Amazonas totalizou 3,5 milhões de pessoas, de 5 anos ou mais de idade, que se vacinaram pelo menos uma vez contra Covid-19 e ficou na 15a posição entre as Unidades da Federação, com maior quantidade de vacinados na referida faixa etária.

São Paulo (42,7 milhões), Minas Gerais (19,3 milhões) e Rio de Janeiro (15,7 milhões) foram destaque no quantitativo de vacinados, entre 5 anos ou mais de idade. Os Estados com menor número de pessoas vacinadas, com idades de 5 anos ou mais, foram Roraima (442 mil), Acre (748 mil) e Amapá (753 mil).

Entre os Estados do Norte, o Amazonas ficou com a 2a posição com mais vacinados na faixa etária de 5 anos ou mais. Em termos percentuais, enquanto o Brasil vacinou 93,9% da população pelo menos uma única vez, a região Norte vacinou 88,2% e o Amazonas 90,8%.

No Estado, as mulheres foram  mais vacinadas (92,4%) que os homens (89,2%). Tanto no Brasil quanto no Amazonas, as pessoas de 18 anos ou mais, foram as mais vacinadas. Amapá e Amazonas, foram os Estados com maior percentual da população vacinada, na região Norte.

Proporcionalmente, Piauí (96,7%), São Paulo (96,4%) e Minas Gerais (95,9%) foram os Estados que mais vacinaram, com pelo menos uma dose. O Amazonas ficou na 18ª posição com 90,8% de vacinados. Roraima (81,6%), Rondônia (85,6%) e Tocantins (86,8%), ficaram com os menores percentuais.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes