A CPI da Braskem no Senado elegeu nesta quarta-feira Omar Aziz (PSD-AM) como presidente e Jorge Kajuru (PSB-GO) como vice-presidente. A comissão de inquérito só voltará a se reunir em fevereiro, quando o presidente designará um relator.
Antes da aclamação dos dois comandantes do colegiado, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), aliado de Arthur Lira (PP-AL) e do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), pediu que Aziz assumisse o compromisso de não nomear nenhum senador de Alagoas para a relatoria.
“Vou sair daqui extremamente insatisfeito se não estiver formalmente e cabalmente dito por todos que o senador Renan Calheiros não será o relator desta CPI, porque vai, sim, se misturar a figura do investigado com o investigador”, afirmou Cunha.
Aziz rechaçou o pedido. “Esse tipo de conversa não vai levar a lugar nenhum. Ninguém vai me impor nada”, disse. “Parece que tem um lado aqui defendendo a Braskem e um lado defendendo o povo, e não é por aí”, acrescentou o senador amazonense.
Há uma articulação em curso, que voltará com força no início do ano que vem, para viabilizar a designação de Renan Calheiros (MDB-AL), autor do pedido de criação da CPI, como relator, reeditando a dobradinha vista na CPI da Covid, em 2021.
O colegiado investigará a atuação da empresa petroquímica dona das minas de sal-gema que causam o afundamento de bairros inteiros em Maceió. Uma das minas, no bairro de Mutange, já afundou mais de dois metros após sucessivos tremores no último mês. Mais de 60 mil moradores já precisaram deixar a região das minas, em um drama que segue em andamento.
Leia, abaixo, os integrantes da CPI da Braskem:
Titulares
- Renan Calheiros (MDB-AL);
- Efraim Filho (União Brasil-PB);
- Rodrigo Cunha (Podemos-AL);
- Cid Gomes (PDT-CE);
- Omar Aziz (PSD-AM);
- Jorge Kajuru (PSB-GO);
- Otto Alencar (PSD-BA);
- Rogério Carvalho (PT-SE);
- Wellington Fagundes (PL-MT);
- Eduardo Gomes (PL-TO);
- Dr. Hiran (PP-RR).
Suplentes
- Fernando Farias (MDB-AL);
- Jayme Campos (União Brasil-MT);
- Soraya Thronicke (Podemos-MS);
- Angelo Coronel (PSD-BA);
- Fabiano Contarato (PT-ES);
- Magno Malta (PL-ES);
- Cleitinho (Republicanos-MG).