O Senador Omar Aziz foi eleito, com oito dos 11 votos, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, instalada no fim da manhã desta terça-feira (27). Na reunião, o Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi eleito o vice com sete dos 11 votos possíveis. Conforme indicação do MDB, partido de maior bancada do Senado, o Senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido o relator.
Omar Aziz defendeu que a CPI investigue fatos e apresente políticas de Estado para o enfrentamento de pandemias. "Estamos chegando a 400 mil mortes no Brasil. Precisamos fazer justiça a essas famílias enlutadas. Esta CPI, diferente das outras, está na casa das pessoas. Todos perdemos um familiar, um amigo ou um conhecido", destacou Omar.
“Vamos fazer um trabalho técnico e transparente. O debate será proveitoso e esta CPI irá levar uma esperança maior na aquisição de vacinas e tecnologia. Não vamos discutir questões políticas em cima de 400 mil mortes. Vamos mostrar os caminhos que o Brasil deve seguir”, completou o Senador do Amazonas.
Confira os 11 Senadores membros titulares da CPI da Covid-19:
Ciro Nogueira (PP-PI)
Eduardo Braga (MDB-AM)
Eduardo Girão (Podemos-CE)
Humberto Costa (PT-PE)
Jorginho Mello (PL-SC)
Marcos Rogério (DEM-RO)
Omar Aziz (PSD-AM) - PRESIDENTE
Otto Alencar (PSD-BA)
Randolfe Rodrigues (Rede-AP) - VICE-PRESIDENTE
Renan Calheiros (MDB-AL) - RELATOR
Tasso Jereissati (PSDB-CE)