Mais de 30 futuros escritores podem ter nascido na manhã desta sexta-feira, 11/12, no Centro Educacional Palavras do Saber, escola do bairro de São José, na Zona Leste de Manaus. Lá foi apresentado o projeto 'Pequenos Escritores', desenvolvido pela professora Elisângela Barroso, uma ação pedagógica com objetivo incentivar nas crianças o interesse pela leitura e escrita.
Para apadrinhar o projeto, a escola convidou o jornalista Mário Adolfo, criador da Turma do Curumim, que autografou livros escritos pelos próprios alunos, com textos escritos à mão e ilustrados por desenhos feitos pelos próprios autores.
— São estorinhas baseadas nos quadrinhos do Curumim, interpretadas pelas próprias crianças –, explicou a professora Elisângela, mostrando a capa dos livretos com os desenhos do Curumim e a foto do aluno, autor da estória.
Evento
A festa de lançamento dos livros foi restrita por conta das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Pais, alunos, professores e o escritor convidado participaram da cerimônia usando máscaras e álcool em gel a todo instante.
A diretora da escola, Francinete Costa, abriu a solenidade de lançamento dos 'Pequenos Escritores', lembrando a importância da leitura. As quatros crianças leram a biografia de Mário Adolfo e a apresentadora Karinne Feitoza falou sobre as obras lançadas e os prêmios conquistados ao longo de sua carreira.
— Espero que vocês continuem “brincando” de ser escritores para exercitar o texto e que, um dia, acabem se transformando em um escritor de verdade –, disse o jornalista.
Durante o lançamento, houve apresentação de números de danças, performance e outras interpretações feitas pelas crianças no palco da escola.
A festa terminou numa sessão de autógrafos do jornalista Mário Adolfo, que recebeu também as obras dos pequenos escritores.