Nove em cada dez eleitores dizem não se arrepender do voto que deram para presidente nas últimas eleições gerais, realizadas em 2022. É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada na segunda-feira (8).
Enquanto 91% dos entrevistados dizem não se arrepender, outros 8% avaliam que, sim, se arrependem. Do total, 1% não sabe.
Entre os que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o índice dos que não se arrependem da escolha é quase o mesmo: 91% e 92%, respectivamente.
Ao analisar a partir dos partidos que disputaram o segundo turno naquele ano, 4% dos arrependidos declaram maior preferência no PT, contra 1% dos que preferem o PL.
O instituto ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios brasileiros entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento, os eleitores arrependidos prevalecem na região Sul do país (11%) e entre aqueles que recebem até dois salários mínimos (10%.). Já a taxa dos não arrependidos é maior entre os que recebem de cinco a dez salários mínimos (94%.).
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre o papel da próxima eleição presidencial, que acontece no ano que vem: 77% disseram que o pleito será muito importante e 14% consideram que será um pouco importante.