O prefeito de Manaus e presidente estadual do Avante, David Almeida, deve usar uma coletiva marcada para esta segunda-feira, 23 de fevereiro, para anunciar que renunciará ao mandato no fim de março, abrindo caminho para disputar o Governo do Amazonas nas eleições de 2026.
Nos bastidores, a movimentação é tratada como a oficialização de um reposicionamento que ganhou força após o afastamento político do senador Omar Aziz (PSD), a quem David havia comunicado anteriormente apoio para a corrida ao Executivo estadual.
Uma das expectativas é em torno de um gesto: o vice-governador Tadeu de Souza (Progressistas) irá ou não ao evento? Uma eventual ausência deve ser lida como sinal de que os dois caminharão em projetos opostos no pleito de outubro.
Na montagem do palanque, a candidatura de David partiria, inicialmente, com Avante, PDT e Agir, mas o prefeito trabalha para atrair também PSB e MDB. Interlocutores apontam maior chance de aliança com os socialistas neste primeiro momento.
Há, ainda, a possibilidade de que, na mesma ocasião, seja anunciada a pré-candidatura do chefe da Casa Civil da Prefeitura, Marcos Rotta, ao Senado, ampliando o pacote eleitoral do grupo.

Na sugestão de pauta distribuída à imprensa neste domingo. o partido Avante disse que David Almeida apresentará “a verdade que o Amazonas precisa saber”.
SERVIÇO
Assunto: Coletiva de imprensa do Avante Amazonas
Data: Segunda-feira, 23/02
Hora: 11h00
Local: Auditório do Comfort Hotel
Endereço: Avenida Mandi, nº 263, Distrito Industrial I, Manaus