Ir para o conteúdo

David Almeida e Omar Aziz caminham para disputa direta em 2026

Omar Aziz e David Almeida já não falam mais a mesma linguagem e trocam declarações públicas

Omar Aziz e David Almeida estão rachados - Arte: marioadolfo.com

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o senador Omar Aziz (PSD) passaram a adotar posições públicas de adversários políticos e devem estar em palanques opostos na eleição de 2026, na disputa pelo Governo do Amazonas. O cenário se consolidou após declarações de ambos ao longo de quarta-feira (17).

Pela manhã, em entrevista à rádio BandNews Difusora, David Almeida afirmou que se precipitou ao anunciar apoio à candidatura de Omar Aziz para o governo do Estado e que decidiu reavaliar sua posição. O prefeito disse que “antecipou demais” o apoio e que, neste momento, opta por recuar e revisar alianças políticas.

"Eu antecipei demais o meu apoio, meu apoio passou a ser assim, quem sabe até descartável. Então, agora eu vou valorizar o meu apoio. Eu tenho consciência disso, que o meu apoio é fundamental pra eleição de qualquer um candidato", afirmou David.

As declarações representam uma mudança significativa no alinhamento entre os dois. Nas eleições municipais de 2024, Omar Aziz foi um dos principais apoiadores da reeleição de David Almeida à Prefeitura de Manaus. Já no início de 2025, o próprio David chegou a anunciar publicamente que apoiaria Omar na disputa pelo governo estadual no ano seguinte.

Hora depois, na Rádio Mix, Omar Aziz respondeu às declarações do prefeito em entrevistas. O senador confirmou que mantém sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas e afirmou que sua candidatura está consolidada. Em uma das falas, Omar disse ser “um homem de palavra” e fez referência a valores religiosos ao comentar o episódio.

"Eu sou um homem de palavra. Se você conversar com os políticos do interior todos vão dizer que o Omar é um homem de palavra. Eu sou cristão, mas eu não uso nome de Deus em vão. E não uso trechos da Bíblia pra me promover e nem pra fazer política. Tem uma passagem que eu vou usar que serve pra todo mundo: a soberba precede a queda", afirmou Omar.

Com a troca de declarações, a relação política entre David Almeida e Omar Aziz passa a ser tratada, nos bastidores, como rompida. A expectativa é de que ambos sejam protagonistas de uma disputa direta pelo comando do Estado em 2026.

Movimentação intensa nos bastidores

As declarações públicas provocaram intensa movimentação nos bastidores da política amazonense. Pré-candidatos ao Legislativo estadual e federal passaram a circular entre os dois campos em busca de definição sobre alianças e estratégias para o próximo pleito.

Na última pesquisa Ipen/G6 de 2025, do final de novembro, Omar Aziz liderava o cenário com 31,6%, enquanto que David Almeida aparece atrás, com 25,1%; Maria do Carmo Seffair (PL) chega em terceiro lugar, com 14,3% e Tadeu de Souza (Avante) assinalam 3,2%. Brancos e nulos somaram 15,8% e 10% ainda não sabem ou não responderam.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes