A Prefeitura de Manaus encaminhou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) um pedido de autorização de empréstimo no valor de R$ 580 milhões junto ao Banco do Brasil. O projeto de Lei deve ser analisado pelos vereadores na manhã desta segunda-feira (4).
De acordo com a proposta, o recurso deverá ser aplicado para as obras de infraestrutura, incluindo construção e revitalização de parques, desassoreamento dos igarapés e desapropriação para fins de Regularização Fundiária, entre outros.
No documento, o prefeito David Almeida prevê que, com a liberação do recurso, proporcionará o “aumento do conforto e segurança para usuários do transporte público, além da ampliação da oferta de parques públicos, com foco na melhoria e ampliação dos serviços da infraestrutura crítica”.
O pagamento das parcelas só inicia em 2025, em razão do prazo de carência de 12 meses. Segundo a prefeitura, o empréstimo, não vai gerar grande impacto nas contas públicas.
“As amortizações serão pagadas mensalmente, no decorrer de 09 (nove) anos subsequentes ao prazo de carência, sem causar grande impacto ao tesouro municipal, uma vez que a receita aumenta anualmente, e tais investimentos valorização a cidade e promoverão o aumento na qualidade de vida da população manauara”, diz trecho da justificativa do projeto.