Em entrevista ao Grupo dos Seis, nesta quinta-feira (29/08), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, revelou que recebeu uma proposta do governador Wilson Lima (União Brasil) para que o vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), fosse vice na chapa. David classificou a proposta como “sem cabimento”, uma vez que Tadeu teria que renunciar ao cargo de vice-governador.
“Ele [Wilson] queria que eu transformasse o vice-governador em meu vice-prefeito. Eu disse: olha, essa proposta tu faz pra ele, convence ele. Se ele aceitar, tu volta aqui e que a gente conversa. Estou esperando ele até hoje. Uma proposta que não tem cabimento”, afirmou David.
A entrevista foi concedida ao Grupo dos Seis, formado pelos sites: Mário Adolfo, Amazonas Atual, Blog do Hiel Levy, Portal Único, Portal do Marcos Santos.
Tadeu, que atualmente é presidente municipal do Avante, foi indicado por David para o cargo de vice-governador em acordo firmado com Wilson em 2022.
Wilson tem a intenção de renunciar ao mandato de governador em 2026 para disputar uma vaga ao Senado Federal. Com a renúncia, Tadeu se tornará governador. A proposta de Wilson faria com que, ao renunciar, o cargo de governador ficasse com alguém do mesmo grupo político.
O próximo na linha sucessória é o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, cargo que será ocupado até 2026 pelo deputado Roberto Cidade (União Brasil).
“Ele [Wilson] decidiu lançar um candidato próprio. E as condições que ele impôs a mim eu não aceitei”, afirmou o prefeito.
Ao ser questionado sobre a proposta apresentada por Wilson, David respondeu: “Tu conhece a música do João de Santo Cristo, do Faroeste Caboclo, que ele dizia assim: ‘ele faz uma proposta indecorosa e diz que quer uma resposta, uma resposta do João”?. Eu não aceitei a proposta”.
“[A proposta] foi verbalizada. Eu disse: rapaz, tu está fazendo essa proposta pra mim? Isso nunca aconteceu. Faz o seguinte: vai lá e convence o Tadeu. Se ele… O Tadeu é meu irmão. É o presidente municipal do Avante”, completou David.