Ir para o conteúdo

David assume liderança nas pesquisas espontânea e estimulada, diz Ipen

Confira os números da nova pesquisa do Ipen em parceria com Mario Adolfo, Marcos Santos, Hiel Levy, Amazonas Atual, BNC e Único

Pesquisa foi feita pelo Ipen

A nova rodada de pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Manaus, feita pelo Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN), aponta mudanças no cenário eleitoral amazonese. Diferente dos números divulgados no mês passado, desta vez o prefeito David Almeida (Avante) lidera tantos os cenários de pesquisa espontânea como o de estimulada, mas há empate técnico entre ele e Amom Mandel (Cidadania).

O IPEN firmou parceria com o BNC Amazonas,Amazonas Atual,Portal ÚNICO, Portal do Marcos Santos, Portal do Mário Adolfo e Blog do Hiel Levy para fazer a pesquisa. Os dados foram coletados entre 07 a 13 de Maio de 2024, já com a inserção de Marcelo Ramos, que declarou que será candidato do PT há pouco mais de um mês.

Na pesquisa anterior, David aparecia à frente quando não eram apresentados nomes aos eleitores. Em abril, ele tinha 13,6% e agora, em maio, apresenta 12,8%, mas ainda lidera o cenário. Amom Mandel tinha 10,1% na pesquisa espontânea e agora aparece com 10,7%, mantendo a segunda posição.

Dado curioso na pesquisa do tipo espontânea é que quase 62% dos eleitores ainda não sabem em quem votar.

Dados da pesquisa espontânea mostram David na frente, mas empatado tecnicamente com Amom

Estimulada

Na pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes aos candidatos, David Almeida também aparece na frente. No mês passado, quem liderava este cenário era Amom Mandel, que aparecia com 33,3%. Desta vez, ele foi mencionado por 27,5% dos entrevistrados pelo Ipen.

David Almeida, que em abril estava em segundo neste cenário, com 29,9%, desta vez aparece em primeiro lugar, crescendo para 30,5% das intenções de voto. Isso seignifica que, neste momento, o atual prefeito leva pequena vantagem sobre Amom Mandel. Neste cenário, também há empate técnico.

No segundo pelotão aparecem Capitão Alberto Neto (PL), com 10,9%; Roberto Cidade (União Brasil), que chega a 8,7%; e Marcelo Ramos, que com pouco tempo de pré-campanha está com 5,3%.

Cenário de pesquisa estimulada

A pesquisa também perguntou quais os principais problemas de Manaus atualmente e as religiões de cada um dos entrevistados e em quem eles votam. Confira abaixo os demais dados.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes