Que o brasileiro ama comer carne não é segredo para ninguém, mas quando é de altíssima qualidade, a experiência fica ainda melhor. Ao contrário do que se pode pensar a Aberdeen Angus não é um corte da carne e, sim, uma raça de gado que teve seu primeiro registro no Brasil em 1906.
É uma carne muito macia e extremamente saborosa, especialmente por causa da gordura entremeada que fica entre as fibras do corte, dando ainda mais qualidade ao marmoreio. O marmoreio é a gordura intramuscular visível (saudável) que se acumula dentro do músculo e entre o feixe das fibras musculares. Essa característica faz toda a diferença, principalmente quando a carne é grelhada, pois a gordura derrete e a carne desmancha na boca, realçando ainda mais o sabor amanteigado.
Não é à toa que a carne Angus é a queridinha dos chefs da alta gastronomia, pois possui a espessura ideal entre 3mm a 6mm de gordura, o que torna a carne muito mais suculenta. Além disso, seu marmoreio a caracteriza mais ainda como carne nobre e a maciez fora de série faz com que ela seja ainda mais deliciosa para o consumidor.
“Realmente, a garantia da qualidade da maciez da Angus acaba sendo um dos seus principais diferenciais, pois ela sempre será extremamente macia e isso a torna muito mais singular do que outras carnes nobres”, enfatiza Douglas Barthel, chef do Felicori Gastronomia. “O corte da carne Angus jamais será duro”, finaliza.
Tudo isso faz com que a carne Angus seja a melhor para um churrasco inesquecível, pois o marmoreio e o sabor amanteigado da carne proporciona uma verdadeira explosão de sabores.
Só que a Angus tem vários tipos de corte, então, qual escolher? Aí vai de acordo com o que você quer. Por exemplo, o Ribeye (ancho) é o melhor corte Angus, pois tem uma faixa de gordura que separa a peça ao meio. O Chorizo é suculento e encontrado na parte central do contrafilé. Tem também Short Rib, que é o contrafilé Angus com parte do osso nas costelas. Já a Picanha é o suprassumo das carnes vermelhas, pois tem sabor autêntico. O T-Bone, que tem corte em formato de “T” e é retirado da finalização do lombo com osso. E tem também o corte Babybeef e Alcatra.
Por tudo isso, não resta dúvidas que a carne Angus é a melhor escolha para uma refeição perfeita, principalmente para os amantes da carne. Além de ser garantia de uma experiência única. Tem dúvidas? Comprove preparando a receita do chef.
Babybeef Angus com Risoto de Funghi
Ingredientes:
- 500g de Babybeef de Alcatra Angus (pode usar Ribeye ou Chorizo Angus caso prefira um corte com mais gordura)
- 150g de arroz arbóreo
- 1/2 cebola branca cortada em cubos pequenos
- 2 dentes de alho picados
- 1 pacote de caldo de legumes (ou tablete)
- 100ml de vinho branco
- 100g de parmesão de qualidade ralado na hora
- 100g de manteiga com sal gelada em pedaços grandes
- 50ml de azeite de oliva
- 60g de funghi desidratado
- 30ml molho shoyu
- Sal e pimenta do reino moída na hora
Modo de preparo
- Comece hidratando o funghi em água morna até cobrir bem e reserve (é importante fazer isso com pelo menos 1h de antecedência).
- Faça um caldo de legumes rápido: aqueça 1 litro de água e dilua o caldo de legumes. Reserve.
Prepare o risoto
- Em uma panela grossa, de preferência inox de fundo triplo, aqueça metade do azeite e junte a cebola picada até ficar transparente, então acrescente o alho para dourar levemente e entre com o arroz arbóreo, mexendo bem de preferência com uma colher de silicone ou de pau mesmo.
- Vá acrescentando o caldo de legumes quente e mexendo bem, acrescente o suficiente para cobrir o arroz (risoto se cozinha adicionando líquido aos poucos até se chegar ao ponto, sempre mexendo).
- Após secar o caldo inicial, coloque mais uma medida de caldo, adicione o vinho branco e continue mexendo bem.
- Adicione então o funghi hidratado com o seu caldo (peneire a água pois pode ter resíduos), adicione também o shoyu e vá mexendo bem.
Por último falta o parmesão ralado e a manteiga gelada, mas antes vamos preparar a carne. Reserve o risoto.
Para o Babybeef Angus:
- Esquente uma frigideira antiaderente (ou se preferir fazer na brasa o resultado fica ainda melhor).
- Tempere a carne dos dois lados com sal e pimenta do reino e leve para grelhar (geralmente os cortes da carne Angus tem uma boa espessura e tendem a ficar malpassados se forem apenas grelhados, portanto, convém diminuir o fogo e assar mais lentamente para dar ponto).
- Quando a carne estiver quase pronta, reaqueça o risoto e finalize com o parmesão ralado e a manteiga gelada, mexendo bem para ficar bem cremoso e brilhante.
- Sirva o risoto ao lado do grelhado Angus. Bom apetite!
Rendimento para 2 pessoas.