Ir para o conteúdo

Denúncias ao 181 resultaram na apreensão de mais de 3 toneladas de drogas no AM

Do total de prisões, 46 foram em cumprimento de mandados de prisão. A maioria dos suspeitos responde pelos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas.

Informações repassadas pela população ao 181, o Disk-Denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), resultaram, em 2023, na apreensão de mais de três toneladas de entorpecentes, 74 prisões (sendo 46 foragidos da Justiça), além de outras apreensões. Todas as denúncias foram checadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).

Do total de prisões, 46 foram em cumprimento de mandados de prisão. A maioria dos suspeitos responde pelos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas.

Além das prisões autorizadas pelo Judiciário, 25 pessoas foram presas em flagrante durante operações policiais que ocorreram no Amazonas e no exterior pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Outros três indivíduos foram presos por roubo; ameaça de ataque às unidades de ensino; e pescado ilegal. Todas as prisões foram efetuadas pelas Polícias Civil do Amazonas (PC-AM) e Militar (PMAM), com apoio da Polícia Federal (PF) e Receita Federal.

No período, também foram registradas várias apreensões de drogas, minério, pescado e madeira ilegal, e de outros objetos utilizados para a prática de crimes. Ao todo, foram apreendidas 28,2 toneladas de pirarucu, mais de três toneladas de entorpecentes, quatro metros cúbicos de madeira sem licença e pedras semipreciosas.

Ações no exterior e em São Paulo

Uma das denúncias que a SSP-AM recebeu resultou na prisão em flagrante de uma jovem de 22 anos em um aeroporto da França, por tráfico de drogas. Na ocasião, foram encontradas cerca de 80 cápsulas de entorpecentes no estômago da mulher.

A ação ocorreu com o apoio da Polícia Federal e de autoridades policiais da França, que receberam as informações, realizaram a abordagem e deram voz de prisão à mulher.

Outra prisão foi realizada no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Dois homens foram presos após serem flagrados com drogas. Autoridades da Receita Federal no Amazonas e em São Paulo foram informadas pelo efetivo da Seai sobre passageiros suspeitos em um avião que decolou com destino a Guarulhos. Ao serem abordados, os agentes encontraram cerca de 6,5 quilos de entorpecentes e deram voz de prisão aos suspeitos.

Apreensão de drogas

Em uma única operação realizada pelas Forças de Segurança, os militares prenderam 13 pessoas e apreenderam cerca de 3 toneladas de maconha do tipo skunk, um rebocador, dois botes, um caminhão, uma moto e três carros.

Os danos causados ao crime organizado chegaram a R$ 50 milhões somente nessa ação realizada no rio Negro, com o apoio do efetivo que integra a Seai.

Canal de denúncias

Para mais informações sobre denúncias via 181, a Seai colocou à disposição da população uma cartilha. O documento pode ser acessado no site da SSP-AM: www.ssp.am.gov.br.

O serviço é gratuito e funciona de forma ininterrupta, com o recebimento de denúncias sobre prática de crimes. A SSP-AM informa que a identidade do cidadão é mantida em sigilo.

Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CMM

Mais Recentes