Ir para o conteúdo

Deputada propõe lei para proibir manifestação política de artistas no AM

O projeto de Debora Menezes tramita na ALE-AM desde 16 de setembro e aguarda parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

De acordo com a proposta, artista ficará impedido de ser contratado pelo poder público por cinco anos - Foto: Aleam

A deputada estadual bolsonarista, Débora Menezes (PL), apresentou, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), um projeto de lei que busca impedir manifestações político-partidárias de artistas durante apresentações financiadas com recursos públicos. A matéria é do site De Amazônia.

Segundo a proposta, caso o artista se manifeste politicamente durante o show, o contrato deverá ser rescindido, o valor do cachê devolvido ao Governo do Amazonas e o artista ficará impedido de ser contratado pelo poder público por cinco anos.

O projeto tramita na ALE-AM desde 16 de setembro e aguarda parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Juristas e representantes do setor cultural apontam que a medida representa censura e é inconstitucional, já que a manifestação individual de cunho político e a liberdade de expressão são protegidos pela Constituição Federal.

Pontos que ferem a Constituição

⚖️Liberdade de expressão – Art. 5º da Constituição protege opinião, criação e expressão artística;
⚖️Liberdade artística e cultural – Art. 220 veda qualquer tipo de censura, inclusive indireta;
⚖️Competência da União – Leis eleitorais e de manifestação política são matérias federais; um estado não pode legislar nesse campo;
⚖️Proibição de sanção prévia – O STF já decidiu que punições por críticas a autoridades são inconstitucionais.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes