Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o projeto de lei nº 45/2026 que propõe a concessão do título de cidadão amazonense ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL), mesmo sem ele nunca ter contribuído para o Amazonas. A proposta foi apresentada por Débora Menezes (PL) um dia após o deputado estadual Delegado Péricles (PL) propor a concessão da cidadania ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Na justificativa do projeto, Débora Menezes defende a atuação política de Nikolas Ferreira na consolidação de pautas conservadoras que, segundo a deputada, teriam ressonância entre segmentos da população amazonense. Ela citados valores como a "defesa da liberdade individual, da responsabilidade fiscal e de princípios constitucionais".
Para Débora, a atuação do deputado federal “tem impacto direto no fortalecimento da direita no Amazonas, promovendo maior organização, representatividade e protagonismo político do segmento no cenário estadual e nacional”.
A parlamentar também citou a visita do deputado federal ao Amazonas, em março de 2024, quando ministrou a palestra “O Cristão e a Política”, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
Em janeiro, a deputada estadual viajou a Minas Gerais para acompanhar Nicolas e uma comitiva em uma caminhada de cerca de 230 quilômetros, de Paracatu (MG) a Brasília, para manifestar contra a prisão a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nas redes sociais, Débora publicou vídeos e fotos ao lado de Nikolas.

Histórico
Assíduo nas redes sociais, Nikolas Ferreira tem um histórico controverso desde que era vereador em Belo Horizonte (MG). Durante a pandemia de Covid-19, foi impedido de visitar o Cristo Redentor por não apresentar o comprovante de vacinação contra a doença.
Nikolas Ferreira também é acusado de espalhar Fake News. O deputado publicou vídeos afirmando sobre o Pix seria "taxado" e "monitorado", o que já foi negado pela Receita Federal.
Documentos das investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS mostram que o telefone do deputado federal aparece em registros associados ao WhatsApp Business do empresário Daniel Vorcaro, um dos investigados no esquema de descontos indevidos aplicados a aposentados e pensionistas.
Sobre o título
Até o momento, não há previsão de quando a proposição sobre Nikolas Ferreira será votada pelos deputados estaduais. A iniciativa deve seguir o trâmite regular na Aleam antes de ser discutida e votada em plenário.
O título de cidadão amazonense é uma honraria concedida pela Aleam a pessoas que, embora não tenham nascido no estado, tenham prestado serviços considerados relevantes à sociedade local ou tenham relação com temas de interesse regional.
Nos últimos anos, a honraria foi atribuída a diversas figuras políticas, como o ex-presidente Bolsonaro, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e governador Wilson Lima.