Os deputados estaduais do Amazonas aprovam na quarta-feira, 30/08, projeto de lei (PL) contra uso da linguagem neutra em materiais didáticos no estado. O texto é de autoria dos deputados João Luiz (Republicanos) e Débora Menezes (PL).
De acordo com o PL, a linguagem neutra pode ser confusa e de difícil compreensão para alunos, especialmente para aqueles que ainda estão aprendendo a língua portuguesa.
Entretanto, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), é uma lei inútil e sem qualquer funcionalidade, pois não existe e nunca existiu qualquer livro sobre o assunto nas escolas do Amazonas ou de qualquer outro estado.
Palavras como “todes” e “amigues”, por exemplo, não fazem parte da norma-padrão da língua portuguesa. Ou seja, não podem ser ensinadas nas escolas do País.
A secretária de Finanças do Sinteam, Vanessa Antunes, criticou o esforço gasto aprovando a Lei. “Mais uma Lei inútil e que não terá funcionalidade. Todo trabalhador em educação sabe que isso nem existe nas escolas", critica.