Manaus perdeu a chance de ser uma das sedes da Copa do Mundo Feminina da Fifa, que será realizada no Brasil em 2027, e a culpa, segundo deputados estaduais do Amazonas, recai sobre o secretário estadual de Esportes, Jorge Oliveira. Nesta terça-feira, 13/05, parlamentares subiram à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) para pedir a demissão do titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), acusando-o de incompetência e omissão durante o processo de candidatura da capital amazonense.
O deputado Ednailson Rozenha, que também é vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi quem levantou a pauta. Ele relatou que foi graças à sua articulação pessoal com o presidente da entidade que Manaus chegou a ser considerada pela Fifa. Mas, segundo ele, a Sedel sequer tratava com a seriedade necessária as exigências da entidade internacional.
“Colocaram funcionários sem qualificação alguma, praticamente semianalfabetos, para conversar com técnicos da Fifa. Isso é um absurdo. A incompetência do secretário de Esporte nos tirou a chance de sediar a Copa”, disse Rozenha, em discurso inflamado.
🏆DEPUTADOS CULPAM SECRETÁRIO
— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) May 13, 2025
1. Os deputados estaduais querem a cabeça do secretário de Esportes do Estado, Jorge Oliveira;
2. Ele é apontado como responsável por Manaus não ter sido escolhida como sede da Copa do Mundo Feminina
3. “Colocou semianalfabetos pra receber a Fifa e… pic.twitter.com/pnfQIMifY3
Ele relatou que enquanto outras cidades brasileiras respondiam rapidamente às demandas da Fifa, Manaus foi a última a preencher os requisitos exigidos, perdendo pontos cruciais no processo de escolha.
“A Fifa deu a sede para quem preencheu os requisitos. A impressão que ficou é que o Amazonas não queria a Copa. Isso não pode ficar barato”, disparou o deputado, que lembrou a experiência da cidade como uma das sedes da Copa de 2014.
Nem mesmo o presidente da Casa, Roberto Cidade, aliado de primeira linha e do mesmo partido do governador Wilson Lima (União Brasil), poupou o secretário. "Tenho certeza que as providências serão tomadas", disparou Cidade.
Rozenha fez questão de eximir governador Wilson Lima, dizendo que ele deu carta branca à secretaria mas “a Sedel não ligou muito”. O discurso ainda foi ratificado por Wilker Barreto (Mobiliza), que disse ser uma desmoralização para a Assembleia se Jorge Oliveira permanecer no cargo.
“Todo um trabalho de construção foi feito e, pela vaidade de um secretário, puniram um estado inteiro”, lamentou.
Até o momento, o Governo do Amazonas não se manifestou oficialmente sobre as críticas ou sobre a permanência do secretário Jorge Oliveira no cargo.
🌳MANAUS PRETERIDA🏆
— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) May 8, 2025
1. Manaus-AM perdeu dois grandes eventos em pouco tempo;
2. Primeiro foi a COP-30, que foi para Belém-PA;
3. Agora a capital do Amazonas, com a Arena da Amazônia, não foi escolhida como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino;
4. Vale lembrar que em 2014… pic.twitter.com/Mv8iMljBXU