A vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Nélia Caminha Jorge, foi anunciada como vencedora da categoria jurídica do Prêmio Global Forum of Women in Law 2026 (GFOWL), distinção internacional promovida pela Fundação Newman Educational, instituição vinculada à Southeast Missouri State University (EUA). A cerimônia ocorrerá no dia 6 de março, no estado do Missouri, Estados Unidos.
O Prêmio GFOWL 2026 considera critérios como liderança, impacto institucional, inovação e compromisso social. A magistrada foi escolhida após votação online, em processo que envolveu análise prévia das indicações e ampla divulgação junto a instituições jurídicas e acadêmicas.
A coordenadora da honraria, Erleide Parente, explicou que as magistradas indicadas passaram por avaliação criteriosa antes da votação pública. “No Amazonas, recebemos três indicações e, após análise de histórico e perfil, a desembargadora Nélia se destacou. A votação foi aberta e amplamente divulgada. Encaminhamos material informativo a tribunais de Justiça e universidades de diferentes regiões do país, ampliando o alcance do processo. A desembargadora recebeu votos de diversos estados, o que demonstra reconhecimento nacional”, afirmou.
À frente da Vice-Presidência e da Corregedoria do TRE-AM, Nélia Caminha Jorge tem desenvolvido ações voltadas ao aprimoramento dos serviços eleitorais e ao fortalecimento da segurança jurídica, além de fomentar iniciativas de responsabilidade social e cidadania, como o projeto Patas Verdes, que consiste na coleta e destinação de tampas plásticas para reciclagem, revertendo os recursos obtidos para o custeio de castração e cuidados de cães e gatos.