Neste fim de semana, as fiscalizações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) resultaram em 43 flagrantes de descumprimento da Lei Seca em Manaus. Desde a noite de sexta-feira (04/12), o órgão intensificou as blitze na capital. Até a noite de domingo (04/12), foram 274 autos de infração por irregularidades cometidas por condutores ou identificadas em veículos. Três homens foram presos, um por tentativa de suborno dos agentes e dois por embriaguez.
Realizadas por agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Detran-AM, e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, as blitze são montadas em áreas estratégicas da capital e nas rodovias estaduais AM-010 e AM-070, que ligam Manaus a municípios da Região Metropolitana.
No período, os agentes removeram 33 veículos ao parqueamento por conta de diversas irregularidades. Do total de remoções, 18 foram de carros e 15 de motocicletas. “Entre as mais de 270 autuações do final de semana, além da alcoolemia, há casos de motociclistas pilotando sem capacete, veículos com descarga livre, condução de motos com calçado inapropriado e condução de veículos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, explicou o coordenador-geral do Neot, Victor Mansur.
Na sexta-feira, durante operação coordenada pelo secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, no bairro Cidade de Deus, zona norte, três homens foram flagrados dirigindo ônibus “Amarelinhos”, sem possuir CNH. “É um fato de extrema gravidade, que vamos coibir”, disse o secretário.