Dez pessoas foram presas durante a Operação Banzeiro contra o tráfico de drogas em Itapiranga e Silves na quinta-feira (03/05). Foram nove prisões em flagrante e uma prisão preventiva por tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Cinco veículos roubados foram recuperados.
A operação envolveu a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e a Secretaria Executiva de Inteligência (Seai). O vice-governador Bosco Saraiva, o secretário de Segurança, coronel Anezio Paiva, e a secretária executiva, Juliana Tuma, acompanharam os trabalhos.
Ao todo, a operação cumpriu 20 mandados de prisão, busca e apreensão nas duas cidades desde as primeiras horas da manhã. As equipes policiais se deslocaram de Manaus para o trabalho. Em Itapiranga, foram seis prisões, sendo a maioria em flagrante. Entre os flagranteados estão os irmãos Ismael Batista Serrão, 19, vulgo “Justin Bieber”, Nelison Serrão Moreira, 23, e o pai Nelinho de Lemos Moreira, 46. O casal Marcileia Terço Araújo, 32, e Cristiano Alfaia Maciel, 43, também foram presos em flagrante. Todos por tráfico.
Em Itapiranga, os policiais prenderam em cumprimento a mandado de prisão, Maria da Paz Araújo, 18, por porte ilegal de arma de fogo. A mulher é natural de Silves e, segundo as investigações, estaria envolvida em um plano para assassinar um policial militar. O suposto comparsa dela, Luís Felipe Ribeiro dos Santos, 24, foi preso semana passada também por envolvimento com o tráfico.
Tráfico e associação para o tráfico – Além das prisões, outras três pessoas foram indiciadas por tráfico e associação, sendo dois adolescentes. A ação policial também resultou na apreensão de 38 trouxinhas de maconha, sete trouxinhas de Oxi, uma balança de precisão, caderno com anotações sobre o comércio de drogas, além de celulares, equipamentos eletrônicos, R$ 996 em espécie e um simulacro de arma. Cinco veículos roubados foram recuperados, sendo quatro motos.
Em Silves, foram quatro flagrantes por tráfico. Fábio Junior Viana Neves, 35, Claudisson Ferreira Vieira, 25, João Carlos Belém Reis, 37, Frankes Charles dos Santos Neves, 19. Com Fábio, os policiais apreenderam R$ 5,6 mil que seriam oriundo da venda de drogas. Com os presos em Silves, foram apreendidas 200 trouxinhas de drogas, entre oxi e maconha.
A operação foi coordenada pelo diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Mateus Moreira, e pelo secretário executivo de Operações, tenente-coronel Klinger Paiva. Também acompanharam o desenrolar da operação o delegado-geral Mariolino Brito, o comandante-geral da PM, coronel David Brandão, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire, o secretário de Inteligência, Herbert Lopes, além do subcomandante da PM, coronel Álvaro Cavalcante.