Para assegurar o atendimento de casos suspeitos e/ou dispensação de medicação antiviral para tratamento de pessoas contaminadas pelo vírus H1N1 no período de Carnaval, a Prefeitura de Manaus terá dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionando nos dias em que haverá ponto facultativo no serviço público municipal, 4 e 6/3, respectivamente. No domingo, 3/3, das 8h às 12h, a UBS José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, zona Centro-sul, também irá oferecer, além do atendimento antirrábico humano, a dispensação do Tamiflu aos pacientes com o vírus.
As nove unidades de saúde da prefeitura vão obedecer a horários especiais: na segunda-feira (4/3), das 8h às 17h, e na Quarta-Feira de Cinzas (6/3), das 12h às 17h.
Entre os serviços oferecidos, estarão o atendimento clínico e de enfermagem, a distribuição de medicamentos, a realização de curativos, nebulização e a aplicação de vacinas. Vale ressaltar que a vacinação não inclui, ainda, a dose contra o H1N1, cuja aquisição já foi solicitada pela prefeitura, mas depende da aprovação e do envio pelo Ministério da Saúde (MS).
A antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1 no Amazonas foi solicitada ao Ministério da Saúde pelo prefeito Arthur Neto e pelo governador Wilson Lima, mas depende da produção da vacina em grande escala.
Unidades que irão funcionar no ponto facultativo
ZONA LESTE
UBS Dr. José Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, S. José II
UBS Maria Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves
UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II.
ZONA NORTE
UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº15, Cidade Nova I
UBS Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Cidade Nova
UBS Major Sálvio Belota – Ruas das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina
ZONA SUL
UBS José Rayol Dos Santos – Av. Constantino Nery, s/nº, Chapada
UBS Morro da Liberdade – R. São Benedito, s/nº, Morro da Liberdade
ZONA OESTE
UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória
UBS Leonor de Freitas – Av. Brasil, s/nº, Compensa II