Dilma Rousseff (PT) acusou a Netflix de fazer campanha política ao lançar a série “O Mecanismo”, de José Padilha, no canal pago por assinantes. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo.
Segundo a ex-presidente do Brasil, a direção do seriado e o canal de filmes não têm noção do impacto político que a produção trará.
“Netflix não pode fazer campanha política. Vou falar para as lideranças políticas que eu encontrar. ‘Se está fazendo aqui, fará em seu país.’ Acho importante que a gestão do Netflix perceba bem o que está fazendo. Não sei se sabe. O cineasta talvez saiba, mas a direção do Netflix não está sabendo onde se meteu. E acho muito grave para ela. Não vejo porque uma estrutura como aquela dar margem para isso”, declarou ao jornal “Folha de S. Paulo”.
Para quem não sabe, pessoas ligadas e defensoras do Partido dos Trabalhadores reprovou o fato de “O Mecanismo” ter incluído cenas inverídicas que prejudicam o partido —como incluir a expressão “com Supremo, com tudo” em uma fala do personagem que representaria o ex-presidente Lula.
O ator José de Abreu, inclusive, cancelou a sua conta na Netflix alegando ser um seriado mentiroso.
“Ela é mentirosa, preconceituosa e mostra o ódio que José Padilha tem do Brasil”, disparou ao jornal “O Globo”.
“O Mecanismo” retrata a política brasileira e inspirada na Operação Lava-Jato.