Ir para o conteúdo
AmazonasIpenpesquisaaleam

Disputa para deputado estadual tem 55 nomes citados; um se destaca mais

Com 84,7% de indecisos, cenário é dominado por nomes dispersos e baixa consolidação na corrida pela Assembleia Legislativa

Cristiano D’Angelo foi o mais citado pelos entrevistados de forma espontânea - Arte: marioadolfo.com

A mais nova rodada da pesquisa IPEN, realizada entre os dias 18 e 25 de julho em 12 municípios do Amazonas, revela que a disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) segue completamente aberta. Segundo o levantamento, contratado pelo consórcio G6, 84,7% dos eleitores ainda não sabem em quem votar para deputado estadual, e 2,1% declararam voto branco, nulo ou nenhum.

Entre os poucos nomes que foram mencionados de forma espontânea, ou seja, sem apresentar qualquer lista de nomes, apenas dois superaram a marca de 1%: Cristiano D’Angelo (MDB) – 1,3%; Sargento Salazar (PL) – 0,9%. Mas vale lembrar que Salazar vem dizendo nos bastidores que será candidato a deputado federal.

Na sequência aparecem:Roberto Cidade – 0,7% (que também deve ser candidato a federal); Maiara Pinheiro – 0,5%; Carlinhos Bessa, Mayra Dias e Wilson Lima – 0,4%, que foi citado pelos eleitores mais desavisados.

Nem todos os citados serão candidatos a estadual

Outros nomes

Outros nomes como Amom Mandel, David Almeida, Eduardo Braga, Joana Darc, Sinésio Campos e Capitão Carpê tiveram entre 0,3% e 0,1%.

A pesquisa também listou dezenas de nomes que foram citados apenas uma vez, incluindo figuras conhecidas como Rodrigo Guedes, Delegado Péricles, Wilker Barreto, Alessandra Campelo, Sassá da Construção Civil, Professor Ademir e Zé Ricardo, entre outros.

Os mais citados na capital e interior

Avaliação

O cenário revela uma disputa pulverizada e ainda longe de ser assimilada pelo eleitorado. A ausência de um ou mais nomes com densidade eleitoral relevante indica que a disputa pelas 24 cadeiras da Aleam será altamente influenciada pela visibilidade da campanha, pelas redes de apoio regionais e pelas dobradinhas com candidatos majoritários.

A pesquisa IPEN tem margem de erro de 2,52%, nível de confiança de 95%, e foi aplicada presencialmente em 12 cidades: Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Manicoré, Iranduba, Careiro, Borba, Autazes e Tefé.

Com um eleitorado ainda desmobilizado para essa disputa, os próximos meses serão decisivos para candidatos se tornarem minimamente reconhecíveis — e entrarem no jogo.

No pleito de 2022, Roberto Cidade foi o mais votado, com 106.037 votos, o equivalente a cerca de 4,78% dos votos válidos. Embora ele seja cotado pra deputado federal, se resolver ficar na Aleam, tem grandes chances de ser um dos destaque novamente.

Salazar e Amom lideram menções para deputado federal, mas 86% dos eleitores ainda estão indecisos
Pesquisa IPEN/G6 revela cenário ainda indefinido na disputa pelas cadeiras do Amazonas na Câmara dos Deputados
Eduardo Braga lidera disputa pelo Senado; Alberto Neto e Wilson Lima vêm em seguida
Nova pesquisa IPEN/G6 mostra cenário embolado pela eleição de dois senadores em 2026
Omar lidera todos os cenários para Governo do Amazonas, diz pesquisa IPEN/G6
Senador aparece em 1º lugar nas pesquisas estimuladas e espontânea. Confira todos os números e os cenários do momento
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes