
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, em Minas Gerais, que não foi eleito para beneficiar os mais ricos, e que tem a obrigação e a preferência de cuidar dos mais pobres e da classe média.
De acordo com o presidente, apesar do esforço o governo e das
que visam corrigir distorções e incluem propostas de corte de gastos os empresários e os banqueiros continuam reclamando:
— Esse governo está gastando demais, esse governo dá bolsa família demais, esse governo dá benefício previdenciário demais, esse governo dá pé de meia demais, esse governo gasta muito com pobre’, e vai por aí afora –, disse Lula em seu discurso, sem citar as propostas do governo.
As falas do presidente, em evento em Minas Gerais, ocorrem em meio à discussão de mudanças na cobrança do IOF e de medidas tributárias. O Congresso se opõe às sugestões do governo e cobra o Executivo que trabalhe mais no corte de gastos.
Pra rico é “investimento”...
O presidente aproveitou para questionar porque recursos do governo destinados aos mais ricos são considerados “investimentos”.
...Pra pobre é “gasto”
Mas quando direcionados aos mais pobres são encarados como “gastos”.
— Eu quero que todo mundo saiba: eu governo para todos os brasileiros, mas eu tenho preferência e obrigação moral, ética e política de gostar, administrar e cuidar do povo que mais precisa, do povo mais pobre, do povo trabalhador, da classe média –, disse o presidente.
Não governo pra rico
O governo publicou na noite de quarta-feira uma medida provisória com medidas destinadas a compensar uma redução de arrecadação por mudanças no IOF.
*
Essas medidas incluem aumento da taxação sobre apostas esportivas online, tributação sobre ganhos com títulos atualmente isentos e alteração no imposto de outras aplicações financeiras.
— Eu não fui eleito para fazer benefício para rico –, acrescentou.
Durante um evento em Minas Gerais, o presidente Lula defendeu os gastos sociais feitos pelo governo e rebateu as críticas que tem recebido pelo aumento de gastos: 'Para os ricos, é investimento'. #GloboNewsMais
— GloboNews (@GloboNews) June 12, 2025
➡ Assista à #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/EPsgfx632E
Candidato à reeleição
Lula também indicou em seu discurso em Minas Gerais nesta quinta, que vai concorrer à reeleição no ano que vem, afirmando que não deixará que o país caia nas mãos da extrema-direita.
Te cuida, Omar
Omar Aziz e Eduardo Braga que se cuidem.
O ex-vereador bolsonarista Chico Preto (PL), derrotado em outras eleições majoritárias, entrou na disputa e garantiu que vai eleger Maria do Carmo governadora.
— O projeto político que represento tem como objetivo enfrentar e derrotar Omar –, disse ao Portal AM1.
Perguntar não ofende
Agora, cá pra nós, com que autoridade Chico Preto diz isso, já que perdeu quase todas as eleições que disputou.
Virada de página
Para Chico Preto, Maria do Carmo Seffair vai entrar vai mostrar que está na hora do Amazonas virar uma página e “começar a escrever um novo capítulo”, destacou.
Sempre a BR-319
Chico rebate que o interior não está fechado com Braga e muito menos com Omar.
Para ele, o povo “está descrente de promessas antigas, como a da conclusão da BR-319”.
*
— Os caras estão aí. Foram governadores por dois mandatos cada um. Senadores por dois mandatos. E os caras ainda estão dizendo que vão fazer a BR-319? O golpe está aí, cai quem quer –, cutucou.
Tiro no pé

O que Chico Preto não percebe é que a cobrança sobre a BR-319 é um tiro no pé, pois respinga também no “mito” que ele idolatra, Jair Bolsonaro, que ficou quatro anos na presidência e “nem tchum” pra estrada.
Tiro no pé 2
Vale também para o seu aliado do PL , Alfredo Nascimento que foi ministro dos Transportes de Lula e Dilma e não jogou uma gota de asfalto na BR-319.
Amazônia no Champs-Élysées

Um designer francês e um fotógrafo brasileiro se uniram, em 2009, para um projeto focado na Amazônia brasileira.
A ideia do projeto nasceu do encontro entre o francês Antoine Olivier e o brasileiro J.L. Bulcão.
*
Como resultado, as fotos, que registram populações diversas dessa região, ganharam as páginas de um livro e agora, pela ocasião do Ano do Brasil na França, uma exposição na Avenida Champs-Élysées, uma das mais famosas do mundo.
Resistência ecológica
Juntos, eles fotografaram os seringueiros de Xapuri, os índios Sateré-Mawé, os catadores de açaí e os quebradores de coco babaçu.
Através de suas fotos eles mostram que a preservação do bioma está diretamente ligada à sobrevivência de seus povos.
*
O resultado representa uma forma de resistência ecológica de cada uma dessas populações.
Não há Mpox em Parintins
Caso único de Mpox identificado em Parintins não é novo e diagnóstico já havia sido feito em Manaus.
É o que diz a nota de esclarecimento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, publicada nsta quinta-feira (12). Portanto, não há caso confirmado de Mpox de Parintins. Na última semana, não houve registro de novos casos da doença em todo o estado.
Morador de Manaus
“O Amazonas continua contabilizando 38 casos confirmados de Mpox, todos em residentes de Manaus. Um desses pacientes, que passou recentemente para Parintins, é residente da capital e teve diagnóstico no mês de maio. Ele já está em tratamento e fora do período de transmissão da doença”, diz a nota.
ÚLTIMA HORA
Carla Zambelli pode ser presa "a qualquer momento" na Itália
O Brasil oficializou pedido de extradição de Carla Zambelli. Segundo o embaixador brasileiro na Itália, Renato Mosca, Zambelli pode ser presa a qualquer momento. TIC TAC ⏰ pic.twitter.com/NcXOjxzFoX
— Humberto Costa (@senadorhumberto) June 13, 2025
Carla Zambelli (PL-SP) pode ser presa "a qualquer momento" na Itália. "Evidente que há uma mobilização para deter a deputada porque ela está na lista de difusão vermelha da Interpol. As autoridades judiciais italianas acataram o pedido e, hoje, ela poderá ser presa a qualquer momento", disse Mosca, em entrevista ao programa Estúdio i, da Globonews.
De acordo com Mosca, as autoridades italianas acataram o pedido da inclusão na lista vermelha da Interpol. Com isso, a deputada, considerada foragida da Justiça brasileira, tem sido procurada. “As forças policiais italianas estão trabalhando na investigação e na localização dessa foragida para efetuar a prisão”, afirmou ele à jornalista Andréia Sadi.
*
A Constituição italiana prevê a extradição de brasileiros com nacionalidade italiana (ítalo-brasileiros) por meio de um tratado entre Brasil e Itália. "Nossa cooperação penal e jurídica é muito eficaz. Temos, hoje, 14 pedidos de extradição de brasileiros, sendo que quatro deles são ítalo-brasileiros. Em 2025, tivemos a extradição de um ítalo-brasileiro", afirma.
ORGULHO

O desconto para idosos na compra de carro está mais próximo de se tornar realidade com o avanço do Projeto de Lei 2937/20 no Congresso Nacional. A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, prevê a isenção de impostos para pessoas com mais de 60 anos na aquisição de veículos novos. Um novo projeto em discussão tem chamado a atenção da população idosa no Brasil. O Projeto de Lei 2937/20, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para cidadãos com mais de 60 anos na compra de automóveis novos. Caso seja aprovado, o benefício poderá ser utilizado uma vez a cada cinco anos e será válido apenas para veículos de fabricação nacional.
VERGONHA

O vereador Jair Renan (PL-SC), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi o único a votar contra a criação do “Dia Municipal da Democracia” em Balneário Camboriú (SC). O texto foi aprovado com 14 votos a favor. Houve 3 abstenções.
A proposta, do vereador Eduardo Zanatta (PT), institui a data em 3 de março, em homenagem ao ex-prefeito da cidade Higino João Pio – 1º a ser eleito democraticamente e morto durante o regime militar brasileiro (1964-1985). Em sessão na Câmara Municipal em 14 de maio, Jair Renan já havia criticado a proposta. À época, o vereador questionou a ideia de colocar a data da morte do ex-prefeito como o “Dia da Democracia”
— Geralmente é no dia do aniversário, ou no dia que ela fez alguma coisa de importante […] Querem jogar na morte por questão ideológica –, disse.
OUTRAS PALAVRAS

“SE VOCÊ REALMENTE OLHAR DE PERTO, A MAIORIA DOS SUCESSOS DA NOITE PARA O DIA DEMOROU MUITO” (Steve Jobs)