Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Festejar pesquisa neste momento é perigoso

A corrida à Prefeitura de Manaus só está começando. Não é inteligente festejar pesquisas agora

Amom e David Almeida
Charge de Mário Adolfo

Saiu uma nova pesquisa nesta quinta-feira (18/4) para as Eleições 2024,  desta vez pelo Instituto Pontual.

Os números apontam que o  deputado federal Amom Mandel (Cidadania) já lidera a corrida pela Prefeitura de Manaus com 29,3% das intenções de voto. O prefeito David Almeida (Avante) caiu para o segundo lugar com  27,5%. E aí vem um empate técnico entre quatro candidatos: Alberto Neto (PL) com 9,1%,  Roberto Cidade (União Brasil) com 9%; Marcelo Ramos (PT) 6,2%, Maria do Carmo (NOVO) 2,3% e Wilker Barreto (PMN) com 2% das intenções de votos.

Pesquisas são importantes, e nem precisa ensinar padre nosso a vigário porque que candidatos e marketeiros sabem que não é inteligente contar vitória muito cedo, não!  Afinal, resultados de pesquisas mudam como mudam o vento. E  o eleitor sempre pode mudar de ideia entre o dia da pesquisa e a hora de digitar o voto.

Quanto mais perto, melhor

Não se esqueçam também que pesquisas mais próximas da eleição tendem a ser mais exatas que pesquisas feitas muito antes do pleito, dado que a incerteza do eleitor é menor.

Bateu no teto, cuidado!

Já houve caso em que candidato iniciaram a campanha disparados nas pesquisas. Mas, no meio do caminho, bateram no teto. E a partir daí, quando isso acontece, a tendência é cair.

Depende do curral eleitoral

Tem mais um detalhe.

Existe ainda a chance de um instituto ter entrevistado, por puro azar, um grupo de pessoas que não representa o eleitorado (a maioria dos estatísticos assume que há uma chance de 5% disso acontecer em toda pesquisa).

*

Por exemplo, se na época fosse feita uma pesquisa no acampamento dos bolsonaristas em frente ao CMA ( que vexame), ia dar o bolsonarista de extrema-direita Alberto Neto na cabeça!

Cidade começa  bater

E por falar em eleição, o pré-candidato a prefeito de Manaus, deputado obero Cidade (UB) baixou o cacete no  em Amon Mandel, que também está de olho na cadeira de David Almeida.

*

Amon foi buscar conselhos em São Paulo para administrar Manaus e Cidades achou isso “ um absurdo”.

— É muito despreparo desse rapaz! – detonou Cidade.

Dormindo com o inimigo

O presidente da Assembleia Legislativa lembrou ao adversário que o estado de São Paulo é inimigo histórico da Zona Franca de Manaus.

*

— A Zona Franca emprega mais de 500 mil pessoas de forma direta e indireta. Há anos São Paulo luta para acabar com a  Zona Franca. E há anos a gente luta para defendê-la. A inexperiência é perigosa quando se trata de empregos.

Estão escondendo Lula

O pré-candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT),  meteu bronca nas redes sociais criticando a “ “brincadeira” do governador do estado e do prefeito de Manaus de esconder o nome do presidente Lula quando algum ministro vem a Manaus anunciar um programa social ou uma ajuda  à prefeitura e ao governo do Estado..

*

— Essa  disfarçatez  de citar o nome do ministro e esconder o nome do presidente Lula precisa acabar. O governo é do presidente Lula!

Tesourada do Fausto

Marcelo disse que essa situação já chegou ao   cúmulo de um secretario do estado  (Fausto Jr.) publicar um vídeo e editar a fala ministro Jarbas só pra cortar o nome do presidente Lula ;

Que fique bem claro

Em vídeo publicado em sua redes sociais, o  ex-vice-presidente da Câmara disse que as coisas têm que ficar bem clara.

*

—  O  Pé de Meia é um programa de governo do presidente Lula; as  casas populares que vão ser construídas em Manaus é um programa do governo Lula; o nome e o subsidio do Minha Casa e Minha Vida é do governo Lula; a prorrogação da Zona Franca e a defesa do modelo na Reforma Tributária é uma ação do governo Lula.

Chega de gracinha

O presidente Lula é um amigo da cidade de Manaus e do Amazonas.

— E chega dessa brincadeira do governador do prefeito  esconderem os programas do governo Lula e as ações do governo federal na cidade de Manaus e no estado do Amazonas.

Invasão de privacidade

A deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil-CE) identificou câmeras de segurança escondidas no apartamento alugado por ela em Brasília e denunciou o caso às autoridades.

*

A descoberta aconteceu em 28 de agosto de 2023 e foi divulgada pela parlamentar nesta quarta-feira (17/4).

Invasão de privacidade 2

As câmeras foram encontradas nas luminárias do quarto e do banheiro da unidade em que a parlamentar estava hospedada em um hotel da área nobre da capital federal.

*

— Uma invasão à minha privacidade e à privacidade do meu esposo, algo que nunca pensamos viver, o que transformou um espaço de segurança e conforto em um cenário de constante vigilância e medo –, diz trecho da nota divulgada pela parlamentar.

Pedalada indígena

Pedalada Ambiental: Indígenas vão pegar a estrada de bike em comemoração ao 19 de abril

A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) realiza neste sábado (20), a Pedala Ambiental Indígena.

Com percurso de 10km, a ação marca as comemorações do mês dos Povos Indígenas. A concentração, na estrada do Tarumã,  está programada para as 7h e a largada às  8h.

*

São 100 bicicletas disponíveis destinadas exclusivamente ao público indígena.  Já o público  não-indígena interessado em participar, pode marcar presença com bicicleta própria.

ÚLTIMA HORA

Depois de muita arranca rabo, polêmica, Daniel e JOana estão em lua de mel

Em tempo de conciliação, Daniel passeia de mãos dadas com sua mulher depois de sair da cadeia. Uma revista registrou o ex-atleta passeando de mãos dadas com sua esposa, a modelo Joana Sanz, em sua primeira aparição pública desde sua libertação da cadeia. Para ganhar a liberdade, o ex-craque da seleção brasileira pagou uma fiança de um milhão de euros, aproximadamente R$ 5,5 milhões. O ex-jogador Daniel Alves foi liberado da prisão e tem sido visto realizando atividades cotidianas em Barcelona. Uma semana após sua liberação, Joana Sanz compartilhou uma foto em suas redes sociais, mostrando-os de mãos dadas, o que gerou interesse na mídia espanhola. De acordo com fontes, houve especulações sobre pressões exercidas pelo ex-jogador para que a modelo fizesse tal postagem.

*

Desde sua liberdade provisória em 25 de março, Daniel Alves teria manifestado o desejo de receber um apoio público de Joana. No entanto, sua relação com a modelo é descrita como turbulenta, com relatos de que ela cogitou o divórcio durante seu período de prisão, mas posteriormente optou por continuar a relação.

ORGULHO

Maior café do mundo: 300 kg de pó, 4 mil litros de água e xícara gigante

O Brasil é o criador do maior café do mundo. A xícara gigante é servida em Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de um caminhão-pipa. Todos os anos, desde 2009, a população local se reúne para ver a coagem artesanal de mais de 8.000 litros de café. A cidade entrou no Guinness em 2011, mas foi superada porque o livro não distingue o modo como é feito o café, ou seja, entram no ranking cafés solúveis e em máquina. Ainda assim, Brejetuba segue sendo a cidade com maior coagem de café manual do mundo! E tem uma xícara imensa que mostra o tamanho da festa popular.

VERGONHA

Bolsonarista não entra: Esta é a foto original, mas na publicação atual Betânia cortou Regina Duarte

Esta é a maior prova de que Regina Duarte envergonha a classe artística. Maria Betânia usou as  redes sociais para fazer uma homenagem à grandes mulheres do seu ciclo de amizade. Em seu perfil do Instagram, ela compartilhou uma foto com Gal Costa, Rita Lee e Fafá de Belém. No entanto, na postagem, a baiana “cortou” Regina Duarte. A artista deixou de lado a atriz, que vem ganhando polêmica por conta do seu posicionamento político e apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Fafá também postou a imagem e, também, deixou de fora a bolsomínia. A foto icônica, registrada no programa Mulher 80, que marcou uma geração, ao ser exibido na TV Globo, em 1979, ao reunir os destaques femininos da MPB. Para quem não sabe, Regina Duarte tem ganhado inimizades depois de algumas declarações e, principalmente, por ter propagado fake news.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes