Aviso aos navegantes: a Amazon está próxima de vencer uma batalha de 7 anos contra oito países da América Latina pelo domínio “amazon”. A Corporação Global da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN), que supervisiona endereços na internet, disse nesta segunda-feira (20) que decidiu prosseguir com o pedido da Amazon, após um período de 30 dias de consulta pública.
Virou monopólio
A Amazon busca ter o direito sobre o domínio desde 2012. Os países argumentam que esse domínio deveria ser usado para designações na internet sobre a Amazônia. E advertem que o termo se refere à região geográfica e não deve ser o monopólio de uma empresa.
Brasil joga a toalha
O Brasil lamentou a decisão da ICANN, afirmando que ela deveria ter optado pela governança compartilhada do domínio, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.
E se fosse o Lula?
O jornalista Ricardo Noblat questionou nesta terça-feira, 21, o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a chancela do presidente Jair Bolsonaro às manifestações claramente anti-democráticas do próximo domingo, 26. Os “bolsonaristas” vão às ruas defender o fechamento do Congresso Nacional e emparedamento do próprio STF. “Imagine que o presidente da República fosse Lula. E que, sentindo-se fraco, ele admitisse participar de manifestações de ruas convocadas? O que aconteceria?”
Vão ficar caladinhos?
O articulista lembra que, quando pareceu que o Supremo mandaria soltar Lula no ano passado, o Comandante do Exército postou uma mensagem ameaçadora no Twitter. “E agora, quando o presidente da República avaliza uma manifestação de rua contra o Congresso e o Supremo, o que fará? Ficará caladinho?”, questiona Noblat no Twitter.
Desastre
Em Audiência Pública, realizada em Brasília, José Ricardo (PT) detonou os responsáveis pela privatização da Cosama, em Manaus. E disse que foi um verdadeiro desastre para o povo.
Quem paga
O torpedo foi disparado Audiência Púbica realizada na Câmara dos Deputados, para debater a Medida Provisória N° 868/2018, que muda a Lei do Saneamento Básico no Brasil e que vem causando prejuízos à população.
Só piorou
José Ricardo disse que é contra a proposta porque tem Manaus como exemplo. “Até hoje a cidade não tem um serviço de abastecimento de água e esgoto de qualidade, mesmo depois de quase 20 anos de privatização dos serviços. Ao contrário disso, só piorou, cutucou Zé 13.
Lembrando Lula
O deputado lembrou que os investimentos que se teve no sistema de água e esgoto da capital foi feito pelo Governo Lula, quando criou o Programa Água para Manaus (Prisma), que abastece até hoje as zonas Norte e Leste da cidade. “A vocação do privado é ganhar dinheiro, é lucrar!”
Tsunami de decretos
O presidente Jair Bolsonaro editou 135 decretos, entre eles, o que ampliou o porte de armas e o que acabou com o horário de verão.
MPs de novo?
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) defendeu uma redução dos decretos. E citou que o governo já pode editar as Medidas Provisórias e apresentar projetos com pedido de urgência.
Autoritário
Para o senador Humberto Costa (PT-PE), Bolsonaro revela um viés autoritário. Argumentos rebatidos pelo líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), que ressalta que os decretos têm efeitos mais rápidos.
Tartaruga
O deputado João Luiz (PRB) informou que no dia 10 de junho haverá uma audiência pública na Aleam para debater os problemas da internet em Manaus. “A internet é caótica, é lenta e isso precisa ser resolvido.”
Faroeste caboclo
O narcotráfico avança em Lábrea e a situação corre o risco de ficar fora de controle. A preocupação foi manifestada ontem, no plenário da Assembleia Legislativa pelo deputado Cabo Maciel (PR). “Os bandidos chegam a trocar tiros em praça pública, pondo em risco a vida da população.”
Prende e solta
Maciel disse ainda que falta vontade política e coragem para combater o narcotráfico no município. “A polícia prende e a justiça solta.”
Produtores reclamam
O Deputado Carlinhos Bessa (PV) cobrou ao governo do estado investimentos nas estradas vicinais de Tefé. Segundo o parlamentar, sem estrada para escoar os seus produtos, o prejuízo diário dos produtores rurais é de R$ 5 mil.
Cadê o líder?
Faltam seis dias para o que o governo Wilson Lima (PSL) complete dois meses que está sem liderança, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Quem ficou de pensar sobre convite para ocupar o cargo, foi a deputada estadual Joana Darc (PR), que até o momento não se pronunciou.
Mera coincidência
O deputado Dr. Gomes – que nega ser líder do governo, apesar de sempre sair em defesa do governador –, saiu do PRB e agora passa a integrar o PSC que, por coincidência é o partido de Wilson Lima.
Diz ele eu não
O deputado Gomes jurou de pés juntos que não haverá aumento na tarifa de energia no Amazonas, como noticiou a mídia local. “Queremos tranquilizar a população. Jamais a Amazonas Energia e o governo do Estadão vão penalizar o consumidor. Não haverá aumento da tarifa!”
Toma meu Deus!
Tomara que Gomes esteja certo, porque ontem a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta terça-feira (21), o reajuste de 6,93% nas tarifas de energia elétrica, que passa a valer a partir da próxima terça-feira (28).
Cupuaçu azedou
Estamos em maio e, até agora, ninguém ouviu falar da tradicional Festa do Cupuaçu, que acontece no mês de abril, em Presidente Figueiredo. O evento, que ano passado trouxe Roberta Miranda e Luan Santana, em 2019 ficou relegado ao esquecimento ou a falta de divulgação da prefeitura municipal.
Cupuaçu salgado
Ano passado, o Ministério Público de Contas (MPC) ingressou com uma representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) em que pedia a suspensão do Cupuaçu, por conta do alto valor, que seriam pagos em cachês aos artistas nacionais.
Olho no Romeiro
Outra medida solicitada foi a fixação de prazo para que o prefeito Romeiro Mendonça (PDT) comprovasse que as despesas da festa iriam ocorrer sem prejuízo às despesas e investimentos prioritários;
Corda bamba
Talvez, a cidade não tenha muito o que comemorar, já que o prefeito de lá, Romeiro, vive na corda bamba com à Justiça Eleitoral.
Escapou defendo
No final do mês passado, ele conquistou uma liminar, que o livrou da cassação, dada como certa pelos vereadores da Câmara Municipal, que instauraram a Comissão Processante.
Maio Amarelo
O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa fez um balanço, na Aleam, sobre o trânsito no Amazonas. Foram 300 acidentes de carros, 94 com vítimas fatais. Mais de 500 pessoas foram autuadas com embriaguez ao volante.
Trânsito solidário
Sá disse que é necessário desenvolver um trânsito solidário, altruísta, onde todos possam ter harmonia. “É importante que as pessoas comecem a ter essa preocupação. As consequências vão além da morte, elas destroem famílias. Queremos implodir uma nova cultura.”
EM ALTA
Ao cantor e compositor Chico Buarque, vencedor do Prêmio Camões 2019, o maior reconhecimento da literatura em língua portuguesa. 31ª edição do prêmio, organizado pelos governos de Portugal e do Brasil, dá ao vencedor 100 mil euros.
EM BAIXA
Para o decreto que regulamenta e facilita o porte e a posse de armas no país, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 7 de maio, que permite que qualquer cidadão compre um fuzil. Além de 13 governadores, a bancada Evangélica também já se posicionou contra e o STF vem recebendo questionamento contra o decreto .