Ir para o conteúdo

Dito & Feito: A ELEIÇÃO NO TEMPO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

TSE proíbe inteligência artificial ” nas propagandas para as eleições municipais de 2024

Charge de Mário Adolfo

Quem anda pensando em usar inteligência artificial (IA) para disseminar fake News contra adversários nas eleições de 2024, pode tirar o cavalinho da chuva.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as primeiras propostas de diretrizes sobre o uso de inteligência artificial e conteúdos “sintéticos” nas propagandas para as eleições municipais de 2024. O texto veda o uso de conteúdo “fabricado ou manipulado de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados” com potencial de desequilibrar o pleito. Além disso, estabelece regras para a “fabricação ou manipulação de conteúdo” por parte dos candidatos em suas promoções eleitorais.

Propaganda com IA

Segundo a minuta publicada pelo TSE, as propagandas eleitorais deverão ter avisos sobre eventual uso de “tecnologias digitais para criar, substituir, omitir, mesclar, alterar a velocidade ou sobrepor imagens e sons”.

Os dez mandamentos

Ao todo, a Corte eleitoral tornou públicas, nesta quinta-feira (4), dez minutas de resoluções que devem balizar o pleito que se avizinha.

As minutas redigidas pela ministra Cármen Lúcia versam sobre dez diferentes temas:

*

– Pesquisas eleitorais;
– Auditoria e fiscalização;
– Sistemas eleitorais;
– Atos gerais do processo eleitoral;
– Registro de candidatura;
– Fundo Especial de Financiamento de Candidaturas;
– Prestação de contas;
– Propaganda eleitoral;
– Representações e reclamações;
– Ilícitos eleitorais.

Crença em fato falso

A resolução ainda proíbe expressamente o uso de “ferramentas tecnológicas para adulterar ou fabricar áudios, imagens, vídeos ou outras mídias destinadas a difundir a crença em fato falso relacionado a candidatas, candidatos ou à disputa eleitoral”.

Avio de manipulação

E tem mais.

O conteúdo da propaganda eleitoral deve ser acompanhado não só da informação de que foi fabricado ou manipulado, mas também da indicação da tecnologia que foi utilizada para tanto.

Wilson vai à China

Na visita que fará à China, o governador Wilson Lima pretende conhecer de perto o  polo industrial local, que tem empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM),  como TCL e BYD.

ZFM para chinês ver

Wilson é um dos convidados do evento “Brazil China Meeting”.

Também participam do evento grupos empresariais, como o Lide, do ex-governador João Dória, o Valor Econômico e O Globo.

*

A ideia é vender o peixe e trazer novos investimentos para o Amazonas e para a Zona Franca de Manaus.

Anistia pra golpista?

Mais da metade dos deputados e senadores do Congresso Nacional rejeita a proposta de anistiar os condenados pela Justiça pelos atos de 8 de janeiro.

*

A informação é da rodada mais recente do Painel do Poder, levantamento trimestral feito pelo Congresso em Foco com parlamentares influentes do Legislativo Federal.

Um dia pra não se esquecer

Os protestos de 8 de janeiro de 2023 completam um ano na próxima segunda-feira.

Na ocasião, manifestantes insatisfeitos com a vitória de Lula (PT) nas urnas no ano anterior se deslocaram até a Esplanada dos Ministérios, em Brasília e promoveram a maior selvageria.

Democracia ferida

Depredaram os edifícios-sede dos Três Poderes na capital federal.

O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos.

*

E agora querem ser tratados como vítimas inocentes e injustiçados? Nana, nina, não!

Somente em  Manaus...

Enquanto a maioria do comércio do país reclamou que o Black Friday 2023 foi um fiasco em relação às vendas, o  comércio varejista de Manaus  está festejando os resultados positivos.

*

Ao menos foi o que revelou a Pesquisa de Sondagem de Vendas realizada pela Fecomércio AM, por meio do Instituto de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam).

...A Black Friday faturou!

O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 27 de dezembro e abordou 291 empresas do comércio nos shoppings da cidade (57%), no centro (34%) e nos bairros (9%).

*

Durante a Black Friday, 37% dos entrevistados disseram que houve aumento nas vendas este ano.

Desmatamento cai na Amazônia

O desmatamento na Amazônia caiu 50% em 2023, em comparação com 2022, conforme o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

... Já no Cerrado!

Em contrapartida, a devastação do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, subiu 43% no período.

Em dados absolutos, foram 5.151 km2 e 7.828 km2 de área desmatada em cada ecossistema, respectivamente.

Lula defende Lancellotti

Após ser alvo de possíveis investigações em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de São Paulo, o padre Julio Lancellotti recebeu apoio do presidente Lula.

*

Sem citar a possível CPI, o presidente postou uma foto e destacou o trabalho do padre.

Lula postou uma foto com o padre Júlio Lancellotti e defendeu o trabalho do religioso

Dignidade e cidadania

“Graças a Deus a gente tem figuras como o Padre Júlio Lancelloti, na capital de São Paulo, que há muitos e muitos anos dedica a sua vida para tentar dar um pouco de dignidade, respeito e cidadania às pessoas em situação de rua”, escreveu o  presidente.

Perseguição política

O requerimento de criação da CPI prevê a “com a finalidade de investigar as Organizações Não Governamentais que fornecem alimentos, utensílios para uso de substâncias ilícitas e tratamento aos grupos de usuários que frequentam a região da Cracolândia”.

*

E o que o padre tem a ver com isso para ser investigado por uma CPI?

ÚLTIMA HORA

BOLSA FAMÍLIA — 100 mil terão o benefício bloqueado  por conta do CPF irregular

Os bloqueios do Bolsa Família de beneficiários que estão com inconsistências nos dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) já vão impactar a folha de pagamento de janeiro, cujos depósitos vão começar no próximo dia 18. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), cerca de 100 mil pessoas contempladas pelo programa serão atingidas.

Em meados de dezembro passado, o governo federal anunciou que os bloqueios começariam no início de 2024, mas ainda não tinha ficado claro se a medida impactaria os pagamentos feitos neste primeiro mês ou a folha de janeiro, depositada em fevereiro.

*

De acordo com o ministério, a medida faz parte de um esforço para aprimorar a gestão do programa assistencial, a fim de fazer com que o benefício chegue às pessoas que realmente precisam. O pagamento deste ano começa no dia 18 de janeiro e segue até o dia 31, de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social). O programa de transferência de renda do governo federal atendeu, em média, 21,3 milhões de famílias em 2023.

ORGULHO


Um grupo de cientistas brasileiros descobriu um peptídeo, que reverte de vez o problema dos cabelos brancos. A descoberta foi patenteada e já está disponível para comercialização. De acordo com o SóNotíciaBoa, resultados de ensaios pré-clínicos e clínicos sugeriram que o peptídeo “Drone Grey Over”, como foi batizado, pode reverter a coloração dos cabelos grisalhos através do estímulo dos melanócitos no bulbo capilar, resultando na produção de melanina. Esse processo oferece a promessa de uma re-pigmentação segura e eficaz. De acordo Guilherme Ferreira, um dos cientistas por trás do desenvolvimento do produto, o objetivo é fornecer uma solução que vá além da coloração superficial, visando a raiz do problema.

VERGONHA

No Brasil: Parlamentares conservadores e de extrema direita tentam derrubar o casamento gay

Uma comissão da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que proíbe o casamento gay no Brasil. Foram 12 votos a favor e cinco contra o texto do relator, deputado Pastor Eurico (PL-PE). No entender dele, a união de duas pessoas do mesmo sexo não constitui uma família. O projeto ainda vai passar por duas comissões: Direitos Humanos e Constituição e Justiça. Deputados contrários ao projeto julgam ter maioria em ambas. Também existe expectativa de que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não coloque a proposta para votação, caso ela passe por mais estas duas comissões.


Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CMM

Mais Recentes