Para acabar com a lenga-lenga eu os números das queimadas na Amazônia são falsos, o leitor pode conferir os verdadeiros números do focos das queimadas nos estados da região. E sem querer jogar gasolina no incêndio, não podemos omitir que a tendência é de aumento dos incêndios em setembro. Infelizmente esta é a verdade! Os dados mostram que nos últimos 15 anos, os focos de queimada em setembro ultrapassaram os de agosto, com exceção de 2010.
De 1º de janeiro a 1º de setembro de 2019, na Amazônia Legal, foram registrados 65.518 focos de queimadas segundo o Satélite de Referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos quais 25,9 % no Mato Grosso (15.948), 19,2 % no Pará (12.557) e 13,2 % no Amazonas (8.654).
Amazonas e Acre
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o mês de agosto deste ano registrou um recorde histórico de focos de queimadas no Estado do Amazonas.
O Acre ocupou o 8° lugar, com 3.753 focos de queimadas, representando 5,7 % dos focos de queimadas acumulados na Amazônia Legal.
Fogo no Amazonas
No Amazonas, os municípios listados pelos pesquisadores, por ordem dos focos de incêndio, são: Apuí (AM) Boca do Acre, Lábrea (AM) e Novo Aripuanã (AM) e Itaituba (PA).
Fogo no Acre
Nesse período, os municípios acreanos que apresentaram o maior número de focos acumulados foram: Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Manoel Urbano.
Garantia da Lei e Ordem
Durante o encontro no Acre e no Amazonas, os ministros de Bolsonaro – da Casa Civil, Onix Lorenzoni, da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva; e do Meio Ambiente, Ricardo Sales –
apresentaram as medidas determinadas pela Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA).
Redução dos focos
Eles garantiram que houve redução nos focos de incêndio desde o início da operação, no último sábado, 24.
“Normal” nessa época
Mas insistiram na tese de que as queimadas na região são um problema recorrente nesta época do ano devido à seca.
Afirmação equivocada
No entanto, é equivocada a afirmação de que 2019 seja um ano mais seco. Portanto, não há anomalia do clima no presente que justifique o aumento dos focos de incêndio em período tão curto de tempo.
Desmatamento
Há fortes indicações que as queimadas e incêndios vistos nas últimas semanas estão associados ao desmatamento e outras atividades ilegais.
Grito de alerta
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM), juntamente com os movimentos: “Salve o Inpa” e “Inpa pela Democracia”, realizam nesta quarta-feira (4), a partir das 8h, um ato em defesa do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). O ato acontece na sede do Inpa, localizada à Rua Bem-te-vi com a Avenida André Araújo.
Contra os cortes
Segundo os movimentos, a manifestação é um protesto aos recentes cortes do governo federal em relação ao sistema de suporte à ciência e tecnologia e às pesquisas e políticas socioambientais.
Dia do Inpa
Os movimentos escolheram o dia 4 de setembro como o Dia Nacional de Luta em Defesa da Amazônia, da Ciência e Tecnologia e do Inpa. O evento também contará com exposições de banners sobre as pesquisas e com a participação de artistas locais.
Mais barato do Brasil
Ministério de Minas e Energia garante.
O gás natural distribuído no Amazonas tem a tarifa mais baixa do Brasil. Ao menos e que aponta o Boletim Mensal de Acompanhamento de Indústria de Gás Natural do ministério.
Gás de cozinha
O gás natural utilizado em residências, por sua vez, apresenta a segunda tarifa mais barata do país, também de acordo com o mesmo documento.
Ainda é pouco
Em Manaus, 84 empresas comerciais, entre hotéis, restaurantes e lavanderias já utilizam o gás natural canalizado, em que a tabela tarifária do mês de maio aponta valor de R$ 2,58 o metro cúbico do combustível.
Entre as 19 distribuidoras de gás natural no País, a tarifa foi a mais econômica, destacando o papel fundamental do gás natural para o desenvolvimento de empreendimentos no Amazonas.
Museu Previdenciário
O prédio histórico da Fundação Amazonprev, datada de 1920, vai abrir espaço para abrigar o primeiro museu previdenciário do Estado. O imóvel, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), completará um século de existência em 2020, e também vai funcionar como Centro Cultural da Amazonprev
História
A ideia é adaptar à estrutura antiga recursos tecnológicos modernos que permitam ao visitante fazer uma viagem pela história da previdência estadual. Telões de alta definição, dispositivos touchscreen, totens e realidade aumentada serão alguns dos aparatos que vão contar a história da instituição.
Censura
O presidente Jair Bolsonaro determinou que Ministério da Educação crie um projeto de lei que proíba a discussão de questões de gênero nas escolas de ensino fundamental. O presidente publicou a informação em seu twitter nesta terça-feira (03).
É proibido
Bolsonaro se manifestou após questionamento da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a quem cabe legislar sobre o tema.
“Determinei ao MEC, visando princípio da proteção integral da criança previsto na Constituição, preparar PL que proíba ideologia de gênero no ensino fundamental”, disse o capitão.
Silêncio
Após a ordem de Bolsonaro, a AGU e o Ministério da Educação ainda não se manifestaram.
Saiu da Globo…
Horas após o anúncio da saída de Monalisa Perrone nesta terça-feira (3), a Rede Globo já anunciou um substituto para comandar o telejornal ‘Hora 1’. No lugar da jornalista, entrará Roberto Kovalick.
… e foi pra CNN
A jornalista deixa a Globo após ter recebido uma “proposta irrecusável” para ficar à frente de um jornal no horário nobre da CNN Brasil.Ela deixa a Globo após 20 anos.
EM ALTA
O gesto da banda Jonas Brothers. Uma adolescente que luta contra o câncer recebeu uma surpresa e tanto na cama de hospital: a visita surpresa do grupo Jonas Brothers. Lily Jordan estava planejando ir a um recente ao show deles no Hershey, Pensilvânia, USA, mas não conseguiu por causa do tratamento de quimioterapia. Então, ela escreveu um post para a banda no Instagram. O post viralizou e, no dia seguinte Kevin, Joe e Nick Jonas entraram no quarto da jovem no Hospital Infantil Penn State, pra tirar fotos com ela.
EM BAIXA
O rapaz de 17 anos sofreu uma sessão de tortura que envolveu chicotadas – em seu corpo nu –, após tentar furtar uma barra de chocolate do estabelecimento. O rapaz afirmou que, no mês passado, ‘em data que não recorda, ‘dentro do Supermercado Ricoy, instalado no local dos fatos, onde pegou das gôndolas uma barra de chocolate e tentou sair sem efetuar o pagamento’. “Foi abordado na saída pela pessoa de Santos, segurança do local, o qual conhece já há algum tempo”.