Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Adivinha quem vem para o jantar de Marcelo?

Velha Guarda do PT aceita convite de Marcelo Ramos para “peixada da unidade” e promete engrossar a caldeirada do pré-candidato a prefeito

Charge de Mário Adolfo.

Pré-candidato a prefeito de Manaus, o new petista Marcelo Ramos conseguiu feito histórico na noite desta segunda-feira (13): Tirou de casa figuras lendárias que fundaram o partido em 1981.

O encontro marcado por sentimentos de nostalgia e doces lembranças foi realizado na peixaria Japurá, na Avenida Ferreira Pena, e, por se tratar de um cardápio de peixes e ter por objetivo acabar com as divergências internas,  foi logo chamado de  “tambaqui da unidade”. No ritmo do bom humor, como se ainda estivessem nos pátios de universidades e portas de fábricas, na época da militância, senhores e senhoras de cabelos brancos foram comparados também ao "parque dos dinossauros”, o que arrancou boas gargalhadas.

— Podemos ter cabelos brancos, mas ainda arde em nosso coração a chama da rebeldia ! – disse o senador João Pedro, que abriu o encontro.

Parque dos dinossauros

O jantar com o pré-candidato Marcelo Ramos reuniu nomes que fizeram história na construção do PT, como o médico Marcus Barros, as professoras universitárias Marilene Corrêa e Edneia Dias; o primeiro deputado federal eleito do partido, Ricardo Moraes.

*

A peixada contou com as presenças dos músicos Zeca Torres e Célio Cruz; o sociólogo Lúcio Carril , além da tecnologista de saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Rita Bacuri.

De volta ao começo


A grande novidade também foi a chegada do mais novo filiado do PT. Nada menos que Félix Valois, ex-vice prefeito de Manaus no primeira mandate de Arthur Virgílio e um dos advogados criminalistas mais importantes de Manaus.

*

Aos 81 anos, remanescente do Partido Comunista Brasileiro (PCB),  o histórico Partidão  Valois está de volta à política, tendo se filiado ao PT quase no fim do prazo para disputar a eleição de vereador.

Moraes, o retorno

Outro  importante nome que respondeu ao chamado de Marcelo Ramos foi o ex-deputado federal do OPT do Amazonas, Ricardo Moraes.

Nos anos 1980, quando presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Moraes parou o Distrito Industrial por melhores salários, condições de trabalho e data base.

Dias de luta

Foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e se elegeu Deputado Federal logo em seguida. No entanto, não se adaptou à rigidez de cobranças do PT e deixou o partido. Agora está de volta e é candidato a vereador.

Quadros históricos do partido reunidos por Marcelo Ramos

Guerra do prato feito

Se depender do governador Wilson Lima  e do prefeito David Almeida, ninguém passará mais fome em Manaus.

Adversários políticos nas próximas eleições, os dois travam uma verdadeira guerra para ver quem dá mais comida ao povo.

*

O úmero de refeições servidas pelo Prato Cheio,  programa social do governador,  já ultrapassa 12 milhões nos 44 restaurantes e cozinhas populares da capital e do interior do estado do Amazonas.

Guerra do prato feito

Já o Prato do Povo Viver Melhor, do prefeito oferece 500 refeições por dia ao preço de R$ 1, totalizando 11 mil refeições por mês. Enquanto que o Prato do Povo do programa “Manaus Sem Fome distribui de forma gratuita 66 mil refeições entregues à população todos os meses.

Vexame na Arena

Pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Amazonas Futebol Clube derrotou o lendário Santos na Arena da Amazônia.

*

Foi bonita a festa e o time do  Amazonas jogou com raça e garra.

Mas teve um detalhe negativo que muitos deixam passar despercebido. Em plena Zona Franca de Manaus, o placar eletrônico do estádio se manteve apagado. Isto é, não funciona.

Cala a boca Xuxa!

Um outro episódio também não pegou bem. O diretor do clube manauara, Milton Moreira, popularmente conhecido como Xuxa, foi afastado pela diretoria do clube por provocar o Santos, Paysandu e Flamengo. Isso após o Amazonas vencer o time paulista.

Injustiça? Xuxa, do Amazonas FC, só falou a linguagem que todo torcedor fala ou passou dos limites? 

Peixe, mucura e urubu

Em vídeo publicado nas redes sociais, o diretor provocou a torcida do Santos sobre a Onça comer o Peixe, chamou o Paysandu de “Mucura” e o Flamengo de Urubu.

*

—  O amazonense está acostumado a comer peixe, tambaqui, pacu, jaraqui e todos os peixes que dão. Aí vem um peixe lá de São Paulo e acha que vai ganhar aqui dentro? Dificilmente vai ganhar. Nós somos do Amazonas e peixe faz parte da nossa culinária –, ironizou o agora ex-diretor.

Só diz asneiras

Só mesmo um quadrúpede  como Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pode dizer uma  asneira dessas.

Segundo o deputado, o que seria do Brasil caso o país tivesse sido governado pelo petista durante a pandemia da COVID-19.

*

Esquece que o pai negacionista se recusou  a comprar vacina e deixou morrerem 700 mil brasileiros. Esquece que o país não mandou oxigênio para algumas cidades como Manaus, por exemplo, e morreram outras centenas.

Sádico

O pior que ainda tem gente que acredita nisso e acha que o nº 2 está cheio de razão.

Mas contra os fatos não há argumento. A realidade é que Bolsonaro foi criticada diversas vezes.

*

Além de ter subestimado a doença, o ex-presidente Bolsonaro desestimulou a vacinação , se posicionou contrário ao isolamento social , à época, necessário para conter a propagação do vírus.

Ironia macabra

Além de ter defendido o uso de cloroquina para o tratamento da doença, medicamento sem eficácia comprovada, o imbrochável gravou um vídeo imitando, sarcasticamente, pessoas acometidas de Covid morrendo com a falta de oxigênio.

Segurança Inovadora

Está marcado para o período de  23 a 25 de abril o  Seminário de Segurança Inovadora  da Assembleia Legislativa  que tem como tema a iniciativas inovadoras e bem-sucedidas na geração de segurança aos cidadãos.

Garimpo ilegal

O delegado federal, Humberto Freire de Barros, titular do departamento de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, será o primeiro palestrante do Seminário.

Ele abordará entre outros problemas da Amazônia,  o  garimpo ilegal em terra indígena.

ÚLTIMA HORA

JOE BIDEN – Presidente diz estar “profundamente triste” e que o governo dos EUA vai enviar ajuda ao Brasil


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se manifestou na tarde deste domingo pela primeira vez sobre a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.

O norte-americano disse que ele e a sua esposa, Jill Biden, estão "profundamente tristes" e que o governo dos EUA está em contato com os "parceiros" do Brasil para enviar ajuda.

— Jille eu estamos profundamente tristes pela perda de vidas e pela devastação causada pelas enchentes no Brasil. Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por esta tragédia e com os socorristas que trabalham para resgatar e fornecer cuidados médicos a famílias e indivíduos –, diz a nota.

*

Segundo o Itamaraty, o governo dos Estados Unidos direcionou 100 mil dólares em ajuda humanitária às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O valor se junta aos 20 mil liberados anteriormente pelo país para a compra de kits de higiene e materiais de limpeza para os afetados pela enchente. O órgão também divulgou hoje o envio, por via aérea, de “mais de 20 toneladas de doações e purificadores de água aos atingidos pelas enchentes” feito pela organização cristã Samaritans Purse.

ORGULHO

Um episódio emocionante ocorreu durante as ações de resgate em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, no Brasil, no domingo. Um voluntário encontrou o próprio cão de caça perdido há sete dias devido às cheias que atingiram o estado. Gilvânio Abreu da Silva integra a equipa que fez o resgate de diversos animais, porém, o que ele não esperava é que realizasse o resgate do próprio cão.

— O meu cão está ali. Eu vou buscá-lo. É o 'Pouca Pata'. 'Pouca pata', vem!,  gritou  emocionado, no momento em que viu o animal, que foi presenciado por uma equipa do Fantástico durante o acompanhamento do trabalho dos voluntários naquele dia.

Quando finalmente chegou ao pé do animal, Gilvâni e o cão protagonizaram o momento. O dono abraçou e acariciou o animal e chegou mesmo a questioná-lo:

—Tu estás bem?.

Segundo Gilvâni, o nome do animal vem do facto do cão não ter uma das patas. Por coincidência, o dono também usa uma prótese numa das pernas.

VERGONHA

Nego Di: Abusado, o ex-BBB desafia a Justiça e continua postando fakes

Propagador de várias fake news sobre a tragédia que atinge o Rio Grande do Sul, o ex-BBB Dilson Alves da Silva Neto, conhecido como “Nego Di”, afirmou que ficará mais rico se for preso, mesmo após a juíza Fernanda Ajnhorn, do plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, determinar que ele pare de promover novas postagens contendo desinformação sobre a tragédia e indicar uma multa de R$ 100 mil por dia pela reincidência.

No entanto, ele segue desafiando a justiça e disparando novas mentiras. A subcelebridade que foi desclassificada do Prêmio Ibest pela péssima conduta, disparou: “Se me prenderem, eu passo a Juliette [Freire] em seguidores! A publi [postagens patrocinadas] vai ficar mais cara, vou comprar uma Ferrari e uma casa maior. Vou lançar filme, documentário, vocês que sabem… kkkk”.

OUTRAS PALAVRAS

“Enquanto houver cachaça, samba, carnaval, mulata e campeonato de futebol, não haverá rebelião no Brasil. O Cornthians segura mais o povo do que a Lei de Segurança Nacional.” (ULYSSES GUIMARÃES)
Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes