Ir para o conteúdo

Enquanto o governador Amazonino Mendes (PDT), em evento no Centro de Convenções Vasco Vasquez, concedia novos financiamentos do Programa Renda Certa a mais de 500 empreendedores num valor de R$ 1,9 milhões, deputados de oposição faziam coro, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de que o ato é um legítimo caso de compra de votos em ano eleitoral.

Chamem o PPF

O presidente da Aleam, David Almeida (PSB), Serafim Corrêa (PSB) e Luiz Castro (Rede) foram incisivos em seus discursos e desaprovaram a atitude do Executivo, e cobraram providências da Justiça Eleitoral.

Crime eleitoral

David lembrou que a três meses da eleição, o governo faz a maior distribuição de implementos agrícolas da história do Amazonas. “ Isso é crime eleitoral em qualquer lugar do Brasil e no Amazonas não é diferente”, disse David.

Paternalismo

Luís Castro chamou a atitude de Amazonino de “paternalismo” e “eleitoreira”. “Esse tipo de atitude é fadada ao fracasso, por instituir um vínculo de dependência do agricultor com o poder público”. 

Paternalismo 2

Castro pregou que é preciso uma mudança de atitude. “O trabalhador não pode mais depender do governo para ter uma benesse, e passe a ter o governo como um parceiro”, afirmou.

Defesa

Já assessoria de Amazonino assinalou que ele não cometeu crime eleitoral porque o programa já estava na previsão de gastos do governo, com lei aprovada pelos próprios deputados. Mesmo assim, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu comunicado dando prazo de dez dias para que o governo se defenda.

Votação confirmada

Por falar em Aleam, nesta quarta-feira (4), os deputados votam o veto do governo ao reajuste salarial dos policiais e bombeiros militares do Amazonas.

LDO em pauta

Na próxima quarta-feira (12), os deputados votarão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na última sessão antes do recesso parlamentar, que se estende até o dia 31 de julho.

A LDO estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte, orienta a elaboração do Orçamento, dispõe sobre alteração na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento.

Sai Cidade…

O deputado Orlando Cidade (PV) não responde mais como vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa.

… entra Sarafa

Quem assume a vaga é Serafim Corrêa (PSB). A comissão é presidida por Abdala Fraxe (Podemos).

Cadê o amor?

O deputado estadual Sabá Reis (PR) relatou da tribuna o que chamou de “ato de desrespeito” de Amazonino Mendes (PDT) com a Assembleia Legislativa.

Boi de birra

Segundo o parlamentar, o governador mandou desfazer a ornamentação do camarote da Aleam em Parintins. “Esse é o governo do amor? Isso não cabe mais nos tempos de hoje. Ela está é se apequenando”, disse.

Zé Sarampo

O deputado estadual José Ricardo (PT) informou que ficará ausente por alguns da Aleam. Zé 13 foi diagnosticado com sarampo. Como é uma doença infecciosa, ele não quer contaminar os colegas. A única contaminação que ele deseja é a do coro de “Lula Livre”.

Protesto na BR-319

O presidente da Associação dos Amigos e Defensores da BR-319, André Marsílio, comunicou que fechará a rodovia a partir das 6h da manhã como forma de protesto.

Justificativa

Eles requerem a pavimentação da estrada que liga Manaus a Porto velho, e pedem auxílio do Estado na conservação das áreas de preservação ambiental ao longo da pista que estão sendo invadidas.

Lula não entra

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai realizar debates com pré-candidatos à Presidência da República, nesta quarta-feira, 4, a partir das 9h, em Brasília.

Nem representante

Mas o debate não terá a presença, sequer de representantes, do candidato mais popular e vencedor de todas as pesquisas eleitorais realizadas até o momento, que é o ex-presidente Lula.

Esquerda também não

Assim como Lula, os candidatos ditos de esquerda, e, portanto, de oposição, que são Guilherme Boulos do Psol e Manuela D’Ávila do PCdoB, também ficarão de fora das entrevistas.

EM ALTA

A boa moda está pegando! Os brasileiros estão firmes no propósito de cidadania e de causar uma boa impressão para os russos. Assim que terminou o jogo Brasil 2 x 0 México, eles mais uma vez foram limpar o estádio. Um exemplo que começou com as torcidas do Japão e Senegal e fez seguidores.

EM BAIXA 

Os políticos que ainda adotam a antiga prática de  fazer doações pensando em colher votos e eleitores que aceitam  a benesse.  Essa é uma prática eleitoreira abominável que já deveria ter sido banida do processo político brasileiro. Mas, infelizmente, existe até hoje em pleno século 21.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes