O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), reabrirá os trabalhos do Poder Legislativo nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, às 9h, para o quarto ano da 18ª Legislatura. Em sessão especial no plenário Ruy Araújo, os 24 parlamentares receberão o governador Amazonino Mendes, que fará a leitura da Mensagem Anual para o ano de 2018.
ENCONTRO
Este será mais um encontro entre Amazonino e David Almeida. Bem cotado nas pesquisas de intenção de voto para o governo, David ainda não digeriu bem o fato de não ter sido candidato nas eleições do ano passado e segue trabalhando o nome para o pleito deste ano. Amazonino não fala de eleições, mas há quem diga que ele concorrerá à reeleição.
SAÚDE FINANCEIRA
Aliás, o governador Amazonino Mendes (PDT) está feliz com o que ele chama de “recuperação das finanças do Estado”. Segundo ele, com os primeiros esforços realizados, renegociando contratos e enxugando custos, o Estado reduziu de 33% para 28% o custeio sobre a receita, no último trimestre de 2017.
▢
— Com isso encerramos o ano com superávit de 1,76%, o equivalente a R$ 273 milhões –, festejou.
REDUZIR O CUSTEIO
Mesmo com os avanços, o governador destaca que é preciso continuar com as medidas de ajustes. Até porque a meta é reduzir o custeio para 24% neste ano.
“DÍVIDA NELES”
No entanto, Amazonino adverte que é preciso falar para à população, para que o povo fique ciente de que ainda há muita dívida para pagar que não contabilizada, mas foi feita, sim, por governos passados.
MÃOS À OBRA
A revitalização do Terminal de Integração da Constantino Nery – T1, que, convenhamos, estava um lixo e envergonhava a cidade, está ganhando um aspecto mais condizente com uma cidade da grandeza de Manaus. Quem passa pelo local já percebe a diferença das obras que a prefeitura tem feito no local.
FORÇA-TAREFA
Para isso o prefeito em exercício e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, reuniu na manhã desta terça-feira, 30/1, as secretarias que formam a força tarefa que vai arregaçar as mangas e irar o projeto do papel.
SEM PRESSÃO
A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, mas uma vez deu provas de lucidez e de que não admite opressão sobre o Judiciário. Ela negou que a nova condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vá fazer a Corte rediscutir a autorização de prisão após decisão de segunda instância.
PEQUENÊS
Na avaliação da ministra, tomar uma decisão em virtude do caso de Lula seria “apequenar” o STF. Carmen Lúcia negou que vá pautar esse tema em fevereiro.
PRAZO DO ALVARÁ
Atenção empresários adimplentes com o fisco municipal! Termina no próximo dia 5 de fevereiro o prazo para quitar a cota única, com 10% de desconto, da Taxa de Verificação de Funcionamento Regular, o Alvará 2018.
SEM DESCONTO
Outra opção é o pagamento parcelado em cinco vezes. Mas, aí, não tem desconto, com o vencimento da primeira parcela também para 5 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), já remeteu as notificações do Alvará via Correios.
EM ALTA
EM BAIXA