Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Brasileiros deportados por Trump relatam até tortura

Brasileiros deportados por Trump foram humilhados e relataram até tortura. Confira.

Charge de Mário Adolfo

Não esperem compaixão de Donald Trump! O primeiro voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos  chegou ao Brasil na sexta-feira (24). O voo pousou  a noite em Manaus. Como a CNN mostrou, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, compartilhou imagens de imigrantes em fila, algemados e embarcando em um avião militar. Na publicação no X (antigo Twitter), ela informou que os voos de deportação começaram, mas não detalhou a nacionalidades dos deportados.

O grupo retorna ao Brasil em meio ao anúncio de novas medidas determinadas pelo presidente norte-americano que endureceram as regras para a entrada e permanência de imigrantes no país.

Muitos imigrantes ilegais nos estados Unidos alimentaram a esperança de que, depois de eleito, o presidente americano amolecesse o coração e recuasse da decisão de fazer uma deportação em massa como parte das medidas anti-imigração, uma das promessas de sua campanha. Ledo engano, piedade é um sentimento que não habita o coração de Mr. Donald Trump!

Do sonho ‘American way of life’ ao chão do aeroporto de Manaus
Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus - precisaram ajudar com o básico enquanto eles esperam um novo voo neste final de semana.
Veja como foi a estadia deles em Manaus

Canetada cruel

Trump foi empossado oficialmente na segunda (20) e entre os primeiros atos assinados pelo republicano foi o encerramento de iniciativas para a entrada legal de imigrantes criadas na gestão de Joe Biden.

Tortura

Relatos da experiência da viagem de retorno são dramáticos, com agressividade dos agentes de imigração, das condições desumanas durante todo processo de deportação, e até mesmo problemas com o avião.

Sandra Pereira de Souza, de 36 anos, o marido Alisdete Gonçalves dos Santos, de 49, e os dois filhos pequenos estavam entre os passageiros. Ela contou que viveu momentos tensos, desde o tratamento que receberam até a falta de estrutura do avião.

Relato de brasileiro

Perguntar não ofende

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) acaba de cobrar que o governo Lula solucione os problemas que afetam a BR-319. Agora, por que o deputado também não cobrava com a mesma intensidade o governo de Jair Bolsonaro, hein?

*

Quatro anos de poder e o imbrochável não moveu uma palha e, Dan, por sua vez não deu num pio.

Agora vai

Petrobras espera que a licença ambiental para a perfuração de um poço de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas seja concedida até o fim do primeiro trimestre.

Ao menos é o que garante a diretora de exploração e produção da companhia, Sylvia dos Anjos.

*

— Estamos esperando essa licença há dez anos. Desistir, jamais. Temos ampla certeza das operações que fazemos –, disse a diretora da Petrobras , a jornalistas.

Para repor a reserva


Sylvia declarou que a necessidade da exploração de petróleo na Foz do Amazonas está ligada à necessidade de repor reservas da Petrobras para evitar a importação do produto.

*

A executiva disse esperar que haja uma redução da extração do insumo nos próximos anos.

Te prepara, imbrochável!

A Justiça também se prepara para o inquérito da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

*

A denúncia está nas mãos da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Mês que vem

Devido ao recesso de fim de ano no STF, que começou em 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro, a expectativa é a de que o julgamento da eventual denúncia ocorra no mês que vem.

Malouda na Amazônia

Malouda: Craque do Chelsea vive experiência militar na Amazônia

Ídolo do Chelsea e campeão da Champions League, o francês Florent Malouda se juntou ao Exército da Guiana Francesa e participou de exercícios na Floresta Amazônica.

*

O programa em que Malouda esteve permite que civis contribuam de forma voluntária na promoção de valores e missões, sem precisarem ser militares.

Quem é Malouda

Malouda, de 44 anos, iniciou a carreira no Châteauroux, passou pelo Guingamp e chamou a atenção do futebol mundial após passar pelo período de ouro do Lyon.

Faz o “L”

O dólar deve continuar caindo ao longo de fevereiro, impulsionado por um conjunto de fatores internacionais e domésticos.

Nesta quinta-feira (23), o dólar à vista fechou em queda de 0,35%, cotado a R$ 5,9255, o menor patamar desde novembro de 2024.

Haddad aposta


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aposta na estabilização do dólar e nas projeções de uma safra recorde como estratégias para reduzir os preços dos alimentos, uma das principais metas estabelecidas pelo governo do presidente Lula.

*

— Quando o dólar se acomodar, vai afetar favoravelmente os preços também –, disse Haddad a jornalistas nesta quinta-feira (23), de acordo com a CartaCapital.

Bolsonaro desiste

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recuou em relação ao lançamento da candidatura de sua esposa, Michelle Bolsonaro, à Presidência nas eleições de 2026.

... de Micheque Presidente

O recuo veio após uma entrevista de Bolsonaro, em que o ex-presidente cita Michelle como possível nome para a Presidência em 2026.

Questionado, o ex-mandatário afirmou que falou "no campo das ideias" e usou "ironia".

Micheque o senado

Logo depois de descartar a candidatura a presidente, o imbrochável  reafirmou que Michelle deve ser candidata sim em 2026, mas ao Senado.

ÚLTIMA HORA

Amazônia deve escapar do olho gordo  de Donald Trump

A pretensão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de expandir o território americano, reafirmada em seu discurso de posse, não deverá reacender, entre militares e nacionalistas brasileiros, o temor de uma ameaça imediata à Amazônia.

As razões de Trump para retomar o Canal do Panamá, anexar o Canadá e a Groenlândia não se estendem à floresta brasileira, embora líderes americanos e europeus já tenham manifestado, há tempos, o desejo de dominarem recursos naturais da região sob o pretexto da preservação ambiental.

*

Nesta segunda-feira (20), ao tomar posse, Trump voltou a falar sobre sua ambição de expandir as fronteiras.

— Os Estados Unidos voltarão a considerar-se uma nação em crescimento, que aumenta a nossa riqueza, expande o nosso território, constrói as nossas cidades, aumenta as nossas expectativas e transporta a nossa bandeira para novos e belos horizontes –, disse.

ORGULHO

Goiatins: vereadores reduziram salários e ainda abriram mão do 13º

Mirem-se no exemplo da Câmara Municipal e Goiantins, uma pequena cidade de 12 mil habitantes e a 387 quilômetros de Palmas, capital de TO. Lá,  os nove vereadores abriram mão do 13º e das férias remuneradas e, para completar, reduziram os próprios salários, por uma boa causa.

Os políticos, de diferentes partidos, decidiram que, assim mostram para a população o quanto estão comprometidos em diminuir gastos e aumentar o caixa da cidade. Uma reunião na Câmara Municipal selou o compromisso.

“Seguimos honrando o compromisso assumido com transparência e responsabilidade, adotando medidas que refletem nosso respeito às necessidades da população e à gestão eficiente dos recursos públicos”, afirmou o presidente da Câmara, César Oliveira (MDB). Bem diferentes dos nossos, não é mesmo?

VERGONHA

A dancinha de Ricardo Nunes: gás de pimenta na cada de vagabundo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi criticado por aparecer em um vídeo cantando sobre jogar "gás de pimenta na cara de vagabundo" com agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). No registro, Nunes bate palmas e ri.

O momento ocorreu durante cerimônia de formatura de 500 novos agentes da Guarda Civil Metropolitana no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo, na terça (21/1). O vídeo foi publicado na quinta (23/1) pela vereadora Luna Zarattini (PT-SP).  “Enquanto isso, enfrentamos uma escalada de violência policial e violações de direitos humanos. É assim que ele governa São Paulo? Com desprezo pelas vidas e pela democracia?", escreveu a vereadora.

OUTRAS PALAVRAS

“A PRIMEIRA METADE DA VIDA É APRENDER A SER UM ADULTO; A SEGUNDA METADE É APRENDER A SER UMA CRIANÇA”. (Pablo Picasso)
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes