Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Cala a boca já morreu, mas em Parintins...

Acabar com o fator "provocação" no festival de Parintins é acabar com a história do boi cantada em verso e prosa

Charge de Mário Adolfo do Festival de Parintins
Charge de Mário Adolfo

Sobre a retirada do elemento “provocação” do regulamento do Festival de Parintins, há de se levar em consideração alguns fatores. O primeiro é considerar que a decisão radical  não é nada  inteligente, haja vista que o item, onde os amos dos bois dizem cobras e lagartos um do outro é o momento do humor, do escracho e da explosão de talento do versador, que traz na veia, com toda certeza, o traço dos grandes poetas de cordel do nordeste.  Então, por que acabar com uma cultura tão rica que navega desde os primórdios da humanidade? Para quem não sabe, a literatura de cordel é um gênero literário popular no Nordeste, que já foi adaptado a obras da música, do teatro, do cinema e da televisão. Não é só, trata-se também de uma produção feita em versos e, apesar de ter origem na França, sofreu influências dos trovadores medievais da Península Ibérica durante os séculos XII e XIII. Então senhores do Caprichoso e do Garantido, por que concordar com esse absurdo, já que a decisão foi tomada em comum acordo?

Abaixo a baixaria.

Agora, se o objetivo dos caciques do  boi bumbá de Parintins é coibir os ataques que pendem para o lado da baixaria, com agressões pessoais e pejorativas, desrespeitando o contrário, isso pode ser feito sem ter que "extinguir" o item.

Respeito ao contrário

Os próprios conselhos dos dois bois podem chegar a um acordo de cavalheiros, tipo “ respeita o meu boi que eu respeito o teu”. Se alguém transgredir a regra, vai perder ponto neste item.

Chifre em verso e prosa

Ai vai ter neguinho dizendo “mas isso é censura!” Não é. É controle, para que ninguém se sinta ofendido e saia magoado.

Desafio com humor

Isso não pega bem, senhores, diante de jurados tão ilustres, da mídia nacional e dos milhares de visitantes. É fácil e leve tirar sarro do contrário sem xingar a mãe de ninguém.

*

Vejam os versos dessa toada:  “Brinca, brinca, Garantido/
Como o teu mestre mandou/  Mostra pra nossa galera/
Que o mais querido chegou/ Fazendo inveja ao contrário
Que sempre te invejou...”

Viu só? Alfinetou o contrário sem precisar de baixaria!

Um não existe sem o outro

Tem gente que gosta?

É claro que tem, afinal, tem gente pra tudo, até pra jogar gasolina em incêndio. Aquele que até vende a mãe e entrega. Para esses, quanto mais pisar e humilhar o contrário, o prazer será maior.

*

Esquecem que Garantido não existe sem Caprichoso e Caprichoso não existe sem Garantido.

Os amos sabem disso

Mas, acredite,  João Paulo, o amo do Garantido e Pince, o amo do Caprichoso sabem muito bem que esse desafio pode ser feito com humor e escracho, sem atingir a honra alheia ou a história do boi contrário.

Talento para isso eles têm!

Lição de civilidade

Bem a propósito.

O Caprichoso acaba de dar uma lição de civilidade ao se juntar ao Garantido para, irmanados, torcer para a cunhã Isabelle no BBB 24.

O choro da bel

Gisele Bündchen ficou levemente emocionada ao ser parada por um policial em Miami, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (24). Enquanto dirigia, a famosa foi penalizada com uma multa de trânsito e não segurou o choro. Nas redes sociais o momento repercutiu.

— Foi um momento desagradável para ela –, disse uma fonte próxima à modelo.

Enxugue o pranto

Segundo relatos do paparazzo responsável pelo flagra, Gisele foi abordada próxima à casa onde havia deixado seu namorado, Joaquim Valente.

Ambos passaram a tarde inspecionando as obras de sua nova residência.

*

No vídeo, vê-se a supermodelo secando as lágrimas logo após receber a multa do policial.

Tubarões Futebol Clube

Há anos o torcedor amazonense não tinha um clube local na série B. Ou um futebol de qualidade que movimentasse a massa baré apaixonada por futebol.

E quando a gente consegue isso, os  tubarões do futebol querem cobrar o olho da cara do coitado do torcedor.

Coitado do torcedor

Estamos falando dos valores exorbitantes para o jogo Amazonas X Flamengo, que será realizado em Manaus, na Arena da Amazônia.

*

R$ 150 (meia) a 1.500 (inteira), dependendo do setor desejado. Tá pesado, galera! Os caras perderam a noção das coisas!

Baixa tua bola

Por conta do olho gordo do Amazonas Futebol Clube, que tem o mando de campo, o  Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam)  já entraram em ação.

*

Nesta quinta-feira (25) notificam o clube para esclarecer esse exploração. Bem feito!

ÚLTIMA HORA

CONTRADIÇÃO – Wilson Lima é criticado por defender a Amazônia e ao mesmo tempo liberar a exploração de potássio

Lideranças indígenas apontam contradição do governador Wilson Lima ao defender a Amazônia e ao mesmo tempo liberar a exploração de Potássio. Enquanto ele mantém metas ambiciosas para a redução de desmatamento, que anuncia mundo afora, e engrossa o coro de governos da região amazônica por recursos de outros países para a preservação da natureza, ambientalistas e órgãos indígenas do estado têm apontado contradição na atitude do seu governo quanto a um tema sensível: a exploração de potássio no município de Autazes, a 113 km de Manaus.

O governo amazonense entregou no começo de abril a primeira licença ambiental emitida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para a instalação do Projeto Potássio Autazes, da empresa Potássio do Brasil, controlada pelo banco canadense Forbes & Manhattan. O investimento previsto é de R$ 2,5 bilhões em 23 anos.

*

O processo de licenciamento estava em andamento há 15 anos e, segundo o governo Wilson Lima, vai gerar 2,6 mil empregos diretos na fase de instalação da Mina de Silvinita, a maior em exploração de potássio do país. Quando o empreendimento entrar em operação, estima-se que serão gerados 17 mil empregos diretos e indiretos.

ORGULHO

Colline de France: hotel brasileir lidera ranking dos melhores do mundo

Saiu o ranking dos melhores hotéis do mundo. O hotel Colline de France é o grande campeão do ranking dos melhores hotéis do mundo, O Travellers’ Choice. Ele fica em Gramado (RS) e já tinha ocupado o posto em 2021. E foram os próprios turistas que elegeram o Colline de France no site de viagens Tripadvisor.

Na lista dos 25 melhores hotéis do mundo, aparece outro brasileiro: o Salinas Maragogi All Inclusive Resort, de Alagoas, que ficou em 13º lugar.

VERGONHA

Idosa de 74 anos assalta banco em Ohio, Estados Unidos

Uma mulher, de 74 anos, foi presa depois de ter assaltado um banco em Hamilton, no estado norte-americano de Ohio. De acordo com a CBS News, tudo aconteceu no 19 de abril, quando a mulher, com uma máscara de proteção e roupas neutras entrou numa agência e "exigiu dinheiro enquanto mostrava uma arma". Horas depois ela foi surpreendida pela polícia na sua casa, onde admitiu o crime.

A polícia compartilhou fotografias da mulher entrando na agência bancária, de onde levou 500 dólares.

OUTRAS PALAVRAS

“A prova de que a natureza é sábia é que ela nem sabia que iríamos usar óculos e notem como colocou nossas orelhas” (Jô Soares)
Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes