Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Cármen Lúcia contra o vírus da mentira

Ao tomar posse da presidência do TSE, Cármen Lúcia fez críticas às fake news e ao discurso de ódio nas redes sociais

Charge de Mário Adolfo 

A ministra Cármen Lúcia tomou posse, nesta segunda-feira (3), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos próximos dois anos. Em seu discurso, ela fez críticas às fake news e ao discurso de ódio que se alastram em redes sociais.

— Contra o vírus da mentira, há o remédio eficaz da informação séria –, afirmou a ministra.

Cármen Lúcia também disse que usar as redes sociais para espalhar desinformação é um "instrumento dos covardes e egoístas".

No discurso de posse, Cármen Lúcia agradeceu ao presidente Lula por ter sido indicada por ele, em 2010, como ministra do Supremo Tribunal Federal. Disse que a "mentira é um obstáculo à liberdade". Enalteceu a gestão do agora ex-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, a quem atribuiu um “papel determinante” na defesa da democracia, sobretudo nas eleições de 2022.

Ao comentar a tensão que marcou as eleições de 2022 e os meses seguintes, a ministra disse que a “empreitada criminosa” não teve êxito graças à “tarefa de muitos”, mas, principalmente à “ação firme e vigorosa” de Alexandre de Moraes.

Perturbação antidemocrata

E usou palavras fortes ao comentar o que classificou como “grande perturbação causada por antidemocratas”.

—  O que distingue esse momento da história é o ódio e a violência, agora instrumentos utilizados por antidemocratas para garrotear as liberdades, contaminar escolhas e aproveitar-se do medo como vírus a adoecer, pela desconfiança, as relações, dominando cidadãs e cidadãos.

Algoritmo do ódio

Segundo a ministra, o “dono do vírus” produz o próprio ganho político, econômico, financeiro, social e eleitoral.

— O algoritmo do ódio, invisível e presente, senta-se à mesa de todos", declarou Cármen Lúcia.

Não será nada fácil

A ministra vai comandar a Justiça Eleitoral durante as eleições municipais de outubro.

Um dos principais desafios será o controle das fake news, ainda mais impulsionadas pelo avanço da tecnologia.

*

Não é só isso. Outro desafio a ser encarado nas eleições municipais será  o combate ao uso da inteligência artificial com fins de manipulação eleitoral.

Ramos cutuca Amom e Alberto

Ao  menos até a tarde desta terça-feira (4) os pré-candidatos a prefeito de Manaus, Amom Mandel (Cidadania) e Alberto Neto (PL) não responderam ao desafio do também pré-candidato Marcelo Ramos (PT).

*

O petista  desafiou do dois adversários a abrirem mão do Fundo Eleitoral, uma vez que eles criticaram duramente a babita pública para financiamento de campanha em vídeos publicados em suas redes sociais.

Imoral e indecente...

Só que agora o desafio de Marcelo caiu por terra porque o prazo para renunciar o acesso aos recursos públicos encerrou na segunda-feira (3).

...Pero no mucho!

— Apesar de estar em lados opostos ao Alberto Neto e ao Amom nesta eleição, me sinto na obrigação de alertá-los que hoje é o último dia para eles renunciarem ao Fundo Eleitoral que eles consideram, como vocês viram em vídeos e postagens, imoral e indecente –, cutucou o candidato de Lula.

Homofóbico

O vereador Raiff Matos (PL) mostrou as suas garras homofóbicas e seu disperso aos gays.

Em discurso na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (04/06), ele atacou a   presença de crianças na Parada LGBTQIA+, realizada em São Paulo, que segundo o parlamentar, contou com a presença de um bloco denominado “Crianças Trans Existem”.

*

— O país é laico e todos precisam ter a liberdade de se expressar. O que eu não admito é utilizar crianças para divulgar uma mentira, falando que crianças e adolescentes trans existem. A gente sabe que isso aí é uma mentira. Isso não existe.

Medo da realidade

Para o vereador que odeia pessoas trans, estão tentando “incutir na cabeça da população brasileira, de forma vexatória, de forma vergonhosa, esse tipo de doutrina”, disse o vereador.

*

O que Raiff tem pavor é que esse “defeito” seja repercutido em Manaus, uma vez que todas as capitais realizam a parada LGBTQIA+, entre elas a capital do Amazonas.

Perguntar não ofende

Tanto assunto importante para se discutir ,hein vereador? E  senhor querendo tapar o sol com a peneira, fingindo que não existe  um segmento que hoje é realidade no mundo inteiro.  Em que planeta o senhor vive?

Economia do Brasil cresce...

A economia brasileira registrou um crescimento de 0,8% nos primeiros três meses de 2024, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (4).

...Mais que a dos EUA

Este resultado coloca o Brasil em uma posição de destaque no cenário econômico global, especialmente quando comparado às economias dos Estados Unidos e da Europa.

8ª economia outra vez

Aliás, o  Brasil ultrapassou também a Itália e se tornou a 8ª maior economia do mundo,  como apontou nesta 3ª feira (4) a Austin Rating.

*

Depois da divulgação do crescimento de 0,8% no do Brasil no 1º trimestre em relação ao anterior, o país somou US$ 2,331 trilhões em PIB (Produto Interno Bruto). Ficou levemente superior ao do país europeu (R$ 2,328 trilhões).

Dá-lhe Lula!

O Brasil havia terminado 2023 como a 9ª maior economia do mundo.

Enquanto o PIB do Brasil cresceu 0,8% no 1º trimestre, a economia da Itália avançou 0,3%.

*

Os dados foram divulgados pelo economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini.

Agora pegaram!

Por unanimidade, nesta terça-feira (4), ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornaram o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) réu por calúnia contra o ministro da Corte, Gilmar Mendes.

*

A decisão acatou uma denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR).

Todos os ministros seguiram o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia.

Brincadeira uma ova!

Em 2023, um vídeo mostrou Moro falando em comprar um “habeas corpus do Gilmar Mendes”. A gravação viralizou nas redes sociais.

*

Luiz Felipe Cunha, que defende Moro, esteve presente na sede do STF. Ele destacou que as declarações do senador foram uma “brincadeira”.

ÚLTIMA HORA

CASO DJIDJA – História mal contada do personal trainer não convence ninguém

Hatus Silveira: conversa pra boi dormir

A história mal contada do personal trainer Hatus Silveira, que  se apresentou à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), nesta terça-feira (4),  não convence ninguém.

E a pergunta que não quer calar é estra: como é que um profissional  que lida com  saúde encontra uma família – da qual era íntimo e tinha relações de trabalho –, completamente destruída por ação de um Ketamina e não denunciou? E não fez nada para impedir a tragédia?

Ao falar com a imprensa, Hatus solta um risinho amarelo entre uma frase e outra, o que aumenta ainda mais a suspeita sobre sua participação nessa história de terror. O personal  nega participação na seita, mas confirma que chegou a ser convidado pelo familiares de Djidja para participar das sessões macabras da seita “Pai, Mãe e Filha” e até deixou a sinhazinha aplicar Ketamina “ sema  sua autorização”. Agora, como alguém conseguiria aplicar algo em seu corpo sem sua autorização?

*

O personal também relatou que chegou a presenciar algumas pessoas sentadas em frente a um telão onde estaria passando um vídeo com diretrizes e normas da seita. Com tudo isso nada fez para interromper o ritual que matou a sinhazinha e causou outros danos. Por ser o personal da família, Hatos poderia ter impedido tudo isso.

ORGULHO

Vini Jr. deu o troco àquelas pessoas perversas que o perseguem com ataques racistas. O craque do real Madrid acaba de ser eleito pelo grupo de especialistas da UEFA como o melhor jogador da Champions League. “Reconhecimento mais que merecido!”, reconhece a imprensa internacional. Durante a edição, o atacante brasileiro, de apenas 23 anos, fez 6 gols e fechou com chave de ouro ao marcar o gol que fez o Real Madrid campeão da liga pela 15ª vez. O camisa 7 também fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a marcar em duas finais do campeonato e tem sido apontado como favorito para o título de melhor do mundo, com a Bola de Ouro da temporada

VERGONHA

Após uma discussão pública entre o jogador de futebol Neymar Júnior e a atriz Luana Piovani sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Praias, o relator da matéria e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), gravou um  Neymar, acusado por Luana Piovani e outros artistas de apoiar a PEC, anunciou no dia 18 de maio uma parceria entre sua empresa NR Sports e a DUE Incorporadora para o projeto Rota Due Caribe Brasileiro, que planeja construir 28 empreendimentos em um trecho de 100 km entre Pernambuco e Alagoas.vídeo defendendo o texto, divulgado em seu Instagram.

OUTRAS PALAVRAS


“Num casamento, o importante não é a esposa, é a sogra. Uma esposa limita-se a repetir as qualidades e os defeitos da própria mãe”, Nelson Rodrigues
Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes