
À saída da missa de domingo, na igreja de Sabta rota, um cristão deparou com o pneu de seu carro furado. E o que é pior, debaixo do maior toró que desabou sobre Manaus logo pela manhã. Aflito, saiu em busca de um posto de combustíveis para calibrar e verificar a pressão dos pneus, e poder chegar a um borracheiro.
Dirigindo devagar para não rasgar o pneu, o cidadão passou por cinco postos do bairro da Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, mas nem um possuía compressores de ar, ferramenta indispensável para ajustar a pressão do ar nos pneus do veículo, garantindo que estejam na pressão recomendada para o melhor desempenho e segurança.
Esta é a realidade da grande maioria dos postos de gasolina que, por lei, eram obrigados a colocar o equipamento disponível aos seus clientes que já pagam os olhos da cara pela gasolina. Isso, no mínimo, é uma falta de respeito ao consumidor.
Postos ignoram a Lei
Mas o que diz a lei sobre isso?
A Norma Regulamentadora 13 (NR-13), do Ministério do Trabalho e Emprego garante que a utilização de compressores de ar é obrigatória em postos de combustíveis.
*
“Muitos postos de combustíveis utilizam compressores de ar para inflar os pneus dos veículos os veículos, e a disponibilização desses serviços é, por vezes, uma obrigação legal.
Obrigação dos vereadores
Está aí uma pauta recorrente para ao vereadores da Câmara Municipal de Manaus debaterem e cobrar soluções dos órgãos de fiscalização.
No entanto, em boa parte das sessões, preferem ficar se digladiando e trocando o farpas entre si.
Pai Diná
Agora, além de imbrochável, Bolsonaro também é cartomante.
Ao sair do depoimento à 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10), o ex-presidente deu uma de Mãe Diná e previu – sem tarô ou bola de cristal –, que será presidente em 2026.
*
— Saio do tribunal tranquilo e mais confiante de que serei o próximo Presidente da República para ajudar a tirar nosso país dessa bagunça.
Bagunça de quem?
Ao escrever bagunça ele deveria estar pensando nos quatro anos em que esteve no poder.
Ou ele pensa que a gente esqueceu?
Grosseiro e arrogante
O imbrochável sempre foi visto como grosseiro, meio sem tato e arrogante.
Essa característica, porém, ganhou novos ares com a pandemia de covid-19, a partir de março de 2020.
*
Frases como “ não sou coveiro ”, “quer que eu faça o quê?” e “e daí?” foram algumas ditas pelo presidente diante do morticínio causado pela crise sanitária.
Negacionismo sanitário
Bolsonaro aglomerou pessoas em eventos oficiais, sabotou o isolamento social, questionou sem base científica o uso de máscaras, defendeu e financiou medicamentos sem eficácia e desestimulou e atrasou a vacinação na pandemia.
700 mil mortos
Como resultado, o país registrou 690 mil mortes por covid-19, com pessoas sem hospital e sufocando por falta de ar.
Negacionismo ambiental
O negacionismo também apareceu diante do estímulo ao desmatamento da Amazônia , bioma central não apenas para o Brasil, mas para todo o planeta.
O desmonte dos órgãos de controle levou ao aumento da derrubada da floresta e do garimpo ilegal, com ameaças ao meio ambiente e aos povos indígenas.
E as rachadinhas?
Bolsonaro controlou com rédea curta a Procuradoria-Geral da República, a Polícia Federal e outros órgãos de controle.
Atuou para proteger aliados e filhos políticos envolvidos nas rachadinhas.
Ódio aos jornalistas
Quando foi contrariado, atacou a imprensa e, especialmente, o Supremo e seus ministros, fazendo ameaças golpistas. Questionou as urnas eletrônicas sem provas, ameaçou não aceitar o resultado das eleições.
Não aceitou a derrota
Diante da derrota, tentou criar tumulto no segundo turno ao dizer que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) beneficiava seu adversário.
Suspeitas de corrupção
Eleito com um discurso moralista, Bolsonaro fechou um acordo em 2020 com o centrão, grupo de parlamentares que apoia o governo da vez em troca de acesso privilegiado a cargos e verbas federais.
*
O presidente autorizou o orçamento secreto , um esquema pouco transparente de destinação do dinheiro público com brechas para a corrupção.
Desvio de dinheiro público
Houve escândalos, com suspeitas de desvio de dinheiro público, nos ministérios da Saúde e da Educação .
Tem moral pra isso?
É uma cara como esse, sem um pingo de moral, que vem para a televisão chamar o presidente Lula de Ladrão, nos filmetos do PL.
Pode até enganar bolsominions fanáticos, mas não pessoas de bom senso.
Os aposentados agradecem
A Câmara dos Deputados analisa nesta 3ª feira (10) a proibição de descontos automáticos de mensalidades de associações e sindicatos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
*
O projeto de lei, de autoria do deputado Sidney Leite (PSD-AM) teve requerimento de urgência aprovado em 20 de maio.
Grafite é arte...
O complexo viário Rei Pelé, na zona Leste da capital, nem foi inaugurado e já foi alvo de vandalismo.
Parte das estruturas foi pichada nesta semana, provocando indignação nos trabalhadores que atuam no local.

...Vandalismo não
O prefeito David Almeida denunciou, nesta quarta-feira (11), o crime e fez o convite para que grafiteiros e artistas urbanos da cidade colaborassem com o embelezamento do novo viaduto.
*
— Pichação é crime previsto no artigo 163 do Código Penal. Vamos identificar e responsabilizar os autores. A procuradoria está acionada e quem tiver informações pode nos ajudar, por meio do 153 –, avisou o prefeito.
Recompensa
David também prometeu pagar recompensa por denúncias que levem aos infratores.
—Grafite é arte. Estamos reservando espaços neste complexo para que artistas locais possam deixar sua marca –, anunciou.
Zambelli vem aí

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta quarta-feira (11) o pedido de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) ao governo federal.
O documento foi enviado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Redes sob controle
O STF formou maioria no início da noite desta quarta-feira (11) e decidiu por responsabilizar redes sociais por posts de usuários.
Com voto de Gilmar Mendes, o Supremo decidiu por ampliar a responsabilização das big techs, donas de redes sociais, por posts de usuários.
*
A sessão foi encerrada às 18h20 e deve ser retomada nesta quinta-feira, 12.
Marco Civil da Internet
Gilmar Mendes considera que o artigo 19 do Marco Civil da Internet "não é mais suficiente" e o vê como inconstitucional, por conceder "uma isenção absoluta da responsabilidade para plataformas com alta interferência sobre a circulação de conteúdo".
ÚLTIMA HORA
DJUENA TIKUNA – Ativista indígena canta para manter a floresta Amazônica viva

Diante de aproximadamente 700 pessoas, a cantora, jornalista e ativista indígena Djuena Tikuna subiu ao palco do Theatro da Paz, em Belém, e cantou sobre a luta para preservar a floresta amazônica.
“Toda semente que há, um dia vai germinar. Uma flor para reflorestar nossos corações. Do ventre da terra vai brotar a paz para essa guerra se acabar. Um amor para acalentar todas as nações”, diz um trecho da música.
A apresentação aconteceu durante a quarta edição do TEDXAmazônia, entre os dias 6 e 8 de junho em Belém, que será a sede da COP30 em novembro deste ano. O tema do evento foi “Resgate – um convite para um futuro melhor”, com o objetivo de trazer debates e reflexões sobre regeneração da Amazônia e do planeta.
*
Como a própria Tikuna explicou, a canção é um chamado para que todos assumam a responsabilidade pelo combate ao desmatamento, à crise climática e aos direitos dos povos indígenas.
— Eu faço o meu canto para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de manter viva a nossa floresta. É importante que essa luta seja de todos, porque a luta dos povos indígenas diz respeito à saúde do planeta e ao futuro da vida da Terra –, disse ela.
ORGULHO
O cinema brasileiro vive uma de suas melhores fases. Em pouco mais de um mês, o filme “Homem com H”, que conta a história da vida de Ney Matogrosso”, bateu recorde de bilheteria com 600 mil espectadores e R$ 13 milhões de arrecadação. O filme, que tem Jesuíta Barbosa vivendo Ney nas telonas, reúne sensibilidade, romantismo, combate ao preconceito e muita arte. Tudo isso junto e misturado conquistou o público. Dirigido por Esmir Filho e produzido por Veronica Stumpf, “Homem com H” vive uma das melhores fases do cinema brasileiro, após a premiação em Hollywood de “Ainda Estou Aqui”, do reconhecimento em Cannes com “Agente Secreto” e dos aplausos à “Vitória”, de Fernanda Montenegro.
VERGONHA

O jogador Bobadilla, do São Paulo, prestou depoimento em uma delegacia de São Paulo. O paraguaio foi ao local no início da tarde desta quarta-feira (11) para dar sua versão sobre a acusação de racismo que sofreu por xingar um atleta venezuelano em um jogo da Copa Libertadores, no fim de maio. Durante a partida entre o time brasileiro e o Talleres na noite do dia 27 de maio, o jogador Miguel Navarro, do clube argentino, foi visto chorando e discutindo após o segundo gol do tricolor paulista.
Ao final do jogo, o atleta de 26 anos revelou que Bobadilla o teria chamado de "venezuelano morto de fome".
— Eu estava dizendo ao árbitro para se apressar, porque precisávamos jogar. Aí, do nada, Bobadilla veio e me disse 'venezuelano morto de fome'. Eu quis sair do jogo, mas, infelizmente, não tínhamos mais substituições. Não quis deixar meu time com um jogador a menos. Minha cabeça não estava mais lá naquele momento. A justiça deve ser feita, isso não pode continuar acontecendo –, disse Navarro.
OUTRAS PALAVRAS

“NO BRASIL, QUEM NÃO É CANALHA NA VÉSPERA É CANALHA NO DIA SEGUINTE”, Nelson Rodrigues